Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Os três novos conceitos são resultado da estratégia ‘Na China, para a China'.

Os três novos conceitos são resultado da estratégia ‘Na China, para a China'. Foto: Divulgação Volkswagen

Foto: Divulgação Volkswagen Os três novos conceitos são resultado da estratégia ‘Na China, para a China'. Os três novos conceitos são resultado da estratégia ‘Na China, para a China'.

A Volkswagen apresentou o restante da história do ID. CODE. O carro-conceito apresentado em Pequim, na China, em 2024, traçou o caminho em termos de design, inovações e facilidades para o condutor. Com base nisso, a marca alemã apresentou três novos conceitos no Salão de Xangai 2025, junto com seus parceiros de joint-venture chineses. O ID. AURA, o ID. ERA e o ID. EVO representam uma nova geração de veículos elétricos inteligentes e oferecem uma prévia da estratégia de produtos para os próximos anos. 

A Volkswagen planeja lançar mais de 30 novos modelos, incluindo 20 veículos eletrificados, nos principais segmentos do mercado chinês até o final de 2027. Isso incluirá versões de produção dos conceitos revelados em Xangai, cujo design e tecnologias foram especificamente adaptados às necessidades dos clientes chineses. 

“Os três novos conceitos são o resultado da nossa estratégia ‘Na China, para a China’. Com isso, fizemos todos os preparativos necessários para manter a liderança entre os fabricantes estrangeiros na China”, disse Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen.

Durante o Volkswagen Group Night, os novos ID. AURA, ID. ERA e ID. EVO foram apresentados ao público pela primeira vez. Junto com diversos outros modelos da Volkswagen, os veículos-conceito estarão em exibição no Salão de Xangai até o início de maio. Os três carros pertencem à categoria de veículos de nova energia (NEVs). Na China, essa categoria inclui veículos totalmente elétricos, modelos com sistema híbrido plug-in e também com extensor de autonomia.

Todas as versões de produção dos conceitos apresentados em Xangai serão equipadas com sistemas baseados em Inteligência Artificial para condução altamente automatizada. Os veículos poderão atingir o Nível 2++ já no próximo ano, o que significa que, em certas situações, os carros poderão dirigir de forma totalmente autônoma – incluindo ultrapassagens e conversões, porém com a total supervisão do motorista.

“Nos próximos três anos, lançaremos mais de 20 NEVs de última geração com tecnologias voltadas para o futuro, atendendo todos os nossos diferentes públicos na China. Com a nossa estratégia ‘Na China, para a China’, vamos realizar todo o nosso potencial e demonstrar nossa força inovadora no mercado local”, destacou Stefan Mecha, CEO da marca Volkswagen na China.

“Alcançamos a ‘velocidade da China’ com nosso novo centro de desenvolvimento em Hefei. Nosso objetivo é desenvolver nossos modelos em, no máximo, 34 meses. Lançaremos os modelos certos, na velocidade certa e com os parceiros certos. Os três conceitos apresentados atendem aos diferentes requisitos tecnológicos dos consumidores chineses com seus sistemas de propulsão totalmente elétricos para os segmentos de volume e 'full-size', além da tecnologia de extensor de autonomia”, comentou Thomas Ulbrich, CEO do Centro de Tecnologia da Volkswagen China (VCTC).

A Volkswagen também integrou as necessidades dos consumidores chineses ao design; por mais que os três conceitos apresentados em Xangai sejam distintos entre si em sua linguagem visual, eles ainda são claramente reconhecíveis como modelos genuínos da Volkswagen. “O carro-conceito ID. CODE que exibimos em Pequim, no ano passado, foi o ponto de partida para nossa nova direção de design na China”, lembrou o chefe de design Andreas Mindt. “Aprimoramos esse design nos últimos meses e o adaptamos especificamente para cada uma de nossas joint-ventures". 

Confira a nossa editoria de veículos. 

Saiba detalhes dos três novos conceitos:

ID. ERA

Da SAIC VOLKSWAGEN, é um SUV de grande porte com três fileiras de assentos, oferecendo uma prévia do primeiro modelo da Volkswagen com tecnologia de extensor de autonomia. Um gerador movido a combustível carrega a bateria durante a condução e proporciona um alcance adicional de mais de 700 quilômetros. Somando-se à autonomia de 300 quilômetros no modo puramente elétrico, o carro-conceito pode percorrer mais de 1.000 quilômetros no total.

Foto: Divulgação Volkswagen

  Foto: Divulgação Volkswagen

ID. EVO

Da Volkswagen Anhui, é voltado para consumidores jovens e descolados, que desejam se destacar. Baseado em uma plataforma de 800 volts, o ID. EVO é o primeiro SUV totalmente elétrico de grande porte da família ID. UNYX da Volkswagen. O veículo-conceito conta com uma arquitetura eletrônica de alto desempenho, que não só permite uma ampla gama de novos serviços digitais, como também expande continuamente a experiência do cliente por meio de atualizações 'over-the-air' em intervalos curtos.

  Foto: Divulgação Volkswagen

 Foto: Divulgação Volkswagen

 ID. AURA

Da FAW-Volkswagen, é o primeiro veículo-conceito baseado na Compact Main Platform (CMP) com arquitetura eletrônica por zonas, desenvolvida especificamente para o mercado chinês. Com sua alta capacidade de computação baseada em Inteligência Artificial, o sistema de condução altamente automatizada usado nessa plataforma eleva o padrão de comportamento de direção inteligente e natural. 

 Foto: Divulgação Volkswagen

 Foto: Divulgação Volkswagen

O modelo notchback elétrico foi desenvolvido especialmente para clientes do segmento A, combinando tecnologia moderna com design dinâmico. Um conceito de UI/UX semelhante ao de um smartphone está embutido no console central do veículo. Um assistente com características humanas baseado em IA permite controle fluido das funções do carro e do sistema de multimídia. (Volkswagen do Brasil/AI)