Um show intimista e acolhedor, que ressalta as belezas culturais do Tocantins. Assim poderia ser uma das definições do projeto “Noite Tocantinense”, idealizado e realizado pelo cantor e compositor Dorivã, o Passarim do Jalapão, e que conta geralmente com dois artistas convidados. Depois de três edições realizadas na Capital, as próximas acontecerão na Agrotins, no dia 13 de maio, em Palmas, no Sarau do Cerrado, em Araguatins, no dia 31 de maio, e na Semana da Cultura de Porto Nacional, no dia 18 de junho desse ano.
Segundo Dorivã, o projeto nasceu da necessidade de difundir a cultura tocantinense. “Em especial, a música, a música autoral feita no Tocantins. A música dos mestres, a música tradicional. E, a princípio, estamos agregando outros segmentos, como o artesanato, a literatura e a gastronomia. O nosso objetivo é que a gente circule pelo Estado do Tocantins com esse projeto. Estamos abertos a convites das feiras gastronômicas, das feiras culturais, das exposições agropecuárias, que quiserem nos convidar, estamos com agendas abertas para atender esses convites”, ressaltou o artista.
Noite Tocantinense
O Projeto "Noite Tocantinense" tem como objetivo a realização de show musical do cantor e compositor Dorivã, o Passarim do Jalapão, geralmente com mais dois artistas convidados. O repertório, sempre baseado em Música Popular Brasileira, passeia entre canções autorais do idealizador e realizador e autorais ou interpretação de clássicos da MPB, a cargo dos artistas convidados.
Suas três primeiras edições aconteceram em janeiro, fevereiro e março últimos, no Rosa Madalena Gastrobar, em Palmas. A primeira edição contou com Dorivã em show solo. A segunda edição teve Dorivã e Diomar Naves e Marcos Ruas, como artistas convidados. E a terceira edição, foi com Dorivã, tendo como convidados os artistas gurupienses Chico Chokolate e João Bolo.
A quarta edição acontecerá durante a Agrotins, no dia 13 de maio, com Dorivã e Diomar Naves e Marcos Ruas como artistas convidados. A quinta edição será realizada no Sarau do Cerrado, em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, será no dia 31 de maio, com Dorivã, Diomar Naves e Marcos Ruas. E a sexta edição se dará na Semana da Cultura de Porto Nacional, no dia 18 de junho, com Dorivã, Marcos Ruas e Nando Cruz.
Dorivã
Dorivã Borges, natural de Cristalândia (TO), residiu por muitos anos em Gurupi, Goiânia (GO) e Palmas. Cantor, compositor, professor e educador social, iniciou sua carreira há mais de 40 anos, tendo participado de várias coletâneas, festivais, seminários, projetos e eventos musicais no Tocantins e em outros Estados. Representou a música tocantinense na Europa (França), no projeto Ano do Brasil na França (2005). Como compositor, firmou parcerias importantes com grandes nomes das letras e da poesia tocantinenses, tais como José Gomes Sobrinho, Ronaldo Teixeira, Osmar Casagrande, Léo Pinheiro, J. Bulhões, Tião Pinheiro, entre outros. Tem gravados três CDs de sua autoria: “Passarim do Jalapão”, produzido por Carlos Fuchs (RJ); “Taquarulua”, produzido por Luiz Chaffin (GO); “Folia Dourada”, produzido por Jessé Fonseca (TO); e “Passarim num Pé de Serra”, produzido por Manasses (CE); além de um DVD “Passarim do Jalapão”. Por meio de projetos aprovados pela Caixa Cultural, apresentou o show “Passarim do Jalapão” em Salvador (BA) e em São Paulo (SP) entre 2016 e 2017, e o show “Passarins Amazônicos – Dorivã e Nilson Chaves”, no Rio de Janeiro (2019). Atualmente, compõe o grupo de cantores e compositores do Tocantins, que apresentam o show AmazoniCanTOria, composto por: Braguinha Barroso, Dorivã, Genésio Tocantins, Juraíldes da Cruz e Lucimar.