Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara/Secom Palmas - Reprodução CMP

Foto: Lia Mara/Secom Palmas - Reprodução CMP

Os parlamentares da Câmara de Palmas aproveitaram a sessão ordinária desta quarta-feira, 7, para repercutir a entrega da nova frota do transporte coletivo da Capital realizada pela Prefeitura na tarde dessa terça-feira,6. Para o vereador Carlos Amastha (PSB) o novo serviço de transporte público “não tem como dar errado”. “Uma grande empresa no comando, que contrata motorista, que cuida do combustível, da manutenção, das linhas, que tem responsabilidade, não tem como dar errado. Cabe a prefeitura apenas fiscalizar o serviço”, pontuou.

Assim também, Thiago Borges (PL) elogiou a qualidade do transporte coletivo. “São ônibus com câmera, para evitar a questão de vândalos e assediadores, ônibus com carregador portátil para celular. Mas a principal questão é que nós vencemos esta etapa e esta Câmara sempre irá apoiar o prefeito quando e enquanto ele estiver do lado do cidadão palmense”, afirmou.

Para Josmundo Vila Nova (PL) a entrega dos ônibus trará tranquilidade para o povo palmense. “Os primeiros ônibus passaram lotados porque as pessoas ainda não acreditavam que o sistema iria funcionar, mas cronometramos e havia Eixão passando a cada quatro minutos”, comentou. 

Joatan de Jesus (PL) lembrou que por inúmeras vezes cobrou melhorias no transporte público durante a gestão anterior do Executivo.  “A atual gestão, com apenas quatro meses de governo, se dedicou e hoje pela manhã, o que vi, nos pontos de ônibus nos quais passei, foram estações vazias. Os usuários do transporte coletivo puderam, depois de muito tempo, chegar ao seu local de trabalho na hora certa”, elogiou.

Também Walter Viana (PRD) disse que participar dessa nova fase do transporte público de Palmas é motivo de muita alegria. “Falei para o prefeito ontem: Parabéns! Agora vamos para a segunda fase: As estações, os pontos de ônibus, a ampliação do acesso ao transporte público e, principalmente, a reorganização dos horários. Quero aqui parabenizar o prefeito e dizer que vivemos um novo momento na nossa, de respeito ao cidadão palmense”, comentou.

Já Juarez Rigol (PL) disse ter acompanhado a entrega dos ônibus como um fiscalizador. “Eu fui lá ver se os ônibus realmente eram novos e, realmente, os ônibus são novos. A empresa aparenta uma seriedade e acredito que teremos sim a solução do problema”, disse.

Neste sentido também, Dr. Vinicius Pires (Republicanos) levantou alguns questionamentos sobre a dispensa de licitação da concessão do transporte público. “A exigência de ônibus novos tinha que vir na concessão de 20 anos da licitação que vai vir ano que vem. Ano que vem na licitação, nós vamos pedir que os ônibus sejam novos, já que os ônibus são novos agora? Eu acredito que não. A gente acredita que tudo tem que ser feito com transparência e esse contrato não foi feito com transparência”, questionou.

Nova Frota

A nova frota conta com 154 ônibus zero-quilômetro, incluindo 14 veículos reservas para substituição e manutenção. Além de dez vans zero-quilômetro, equipadas com rampa de acesso, Wi-Fi, câmeras e tomadas para carregar smartphones. Palmas passa a ser a única capital do país com uma frota 100% zero-quilômetro. (CMP)