O Tocantins possui atualmente 167.592 empresas ativas, das quais 94,57% (158.492) são Pequenos Negócios. Essas empresas representam a maior parte da base empresarial do Estado e têm contribuído diretamente para a movimentação econômica e geração de empregos. Segundo pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nos últimos 12 meses, o Tocantins registrou um saldo positivo de 9.940 novos postos de trabalho, sendo que 82,8% (8.230) dessas vagas foram criadas por Pequenos Negócios.
O dado reforça a relevância do setor na geração de ocupações formais em todo o território tocantinense.
Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Antônio Castro, os números mostram o peso do empreendedorismo nas dinâmicas econômicas locais. “O pequeno negócio transforma realidades. Ao apoiar essas empresas, o Sebrae contribui para o crescimento dos municípios, estimula a formalização e apoia a construção de uma cultura empreendedora”, afirma.
Ele ainda reforça que o Sebrae está presente em todas as regiões do Estado e oferece capacitações, consultorias, orientação para abertura de empresas, apoio ao acesso a crédito, feiras de negócios e iniciativas voltadas à inovação. A instituição atua em parceria com entidades públicas e privadas para ampliar o alcance dessas ações. “Nosso trabalho é estar ao lado de quem empreende, oferecendo suporte técnico. O desempenho dos Pequenos Negócios impacta diretamente na economia do Tocantins”, completa Rérison. (Sebrae/TO)