Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Freepik/@rawpixel.com

Foto: Freepik/@rawpixel.com

O vinagre de maçã está nas prateleiras dos mercados, nas receitas caseiras e até nas trends das redes sociais, como uma promessa para quem busca mais saúde e perda de peso. Mas, afinal, consumir doses do vinagre de maçã realmente faz bem? E como consumir? Dayanne Maynard, professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), explica que, se administrado com cautela, o vinagre da fruta é mais um hábito saudável na busca por saúde e bem-estar.

“O vinagre de maçã é um alimento fermentado que pode trazer benefícios para a saúde. Ele ajuda, por exemplo, a melhorar a sensibilidade à insulina e a reduzir o açúcar no sangue depois das refeições. Isso acontece porque contém fibras que retardam a absorção dos carboidratos”, detalha a nutricionista. Segundo ela, o ingrediente também pode contribuir para a perda de peso, desde que usado da forma correta.

Estudos apontam que o vinagre de maçã pode ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, além de melhorar a digestão e aliviar sintomas como inchaço e desconforto abdominal. “A pectina, que é uma fibra solúvel presente no vinagre, aumenta a sensação de saciedade. Ao sentir menos fome, a pessoa, naturalmente, come menos. Esse efeito, aliado a uma alimentação equilibrada e atividade física, pode ajudar no emagrecimento.”

Como consumir?

A maneira mais comum e segura de incluir o vinagre de maçã orgânico na rotina é como tempero de saladas. Outra opção é diluir uma colher de sopa em um copo com 200 ml de água e tomar antes das refeições. “No entanto, ele não deve ser consumido puro. O ácido do vinagre pode prejudicar os dentes e irritar a garganta”, descreve.

A nutricionista faz um alerta para quem tem problemas digestivos, como gastrite, refluxo ou azia, pois o vinagre pode piorar o desconforto. Quem toma medicamentos, como para diabetes ou diuréticos, precisa conversar com o profissional de saúde antes de começar a usar. “Outro cuidado é com a saúde bucal. Mesmo diluído, o ideal é enxaguar a boca com água depois de consumir, para proteger o esmalte dos dentes.”

Para a docente do CEUB, o consumo consciente e dentro de uma alimentação saudável também pode refletir positivamente na aparência da pele, como resultado do bom funcionamento digestivo e metabólico. “O vinagre de maçã pode ser um aliado da saúde, mas não faz milagres. Ele sozinho não resolve. O ideal é buscar equilíbrio, informação de qualidade e, se possível, orientação profissional”, completa Dayanne Maynard.