Eles invadiram as casas dos brasileiros e estima-se que estejam presentes em mais da metade dos lares do país, somando 160,9 milhões de animais de estimação, entre cães, gatos, aves, répteis, peixes e pequenos mamíferos. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). O que a pesquisa não mostra é o espaço que os pets ocupam no coração dos tutores.
Há quem trate os animais de estimação como verdadeiros filhos, com direito a escolinha, consultas médicas (com veterinários), hospedagem especializada e, claro, itens de higiene, perfumaria e cuidados. E todo esse carinho se reflete nos números do setor: em 2024, o mercado pet brasileiro faturou R$ 75,4 bilhões, um crescimento de 9,6% em relação ao ano anterior, segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB) e da Abinpet. Hoje, esse cuidado já ultrapassou os pet shops e chegou até grandes redes de beleza voltadas ao público humano, como a marca Au.Migos, que está disponível em todas as unidades das lojas O Boticário. A marca, exclusivamente criada para os pets, já está no mercado desde 2023 e, de lá para cá, conquistou milhares de adeptos de quatro patas.
Para o diretor comercial do grupo, Rafael Pedreira, a criação e comercialização dos produtos atendeu a uma demanda dos próprios consumidores. “Os tutores estão cada vez mais atentos ao bem-estar dos seus pets e querem estender a eles o mesmo cuidado que têm com si próprios. E o feedback que temos recebido tem sido muito positivo. A facilidade de numa mesma loja eles poderem comprar os seus produtos e os dos pets tem agradado”, afirmou.
A marca oferece produtos como o Shampoo 5 em 1, o Shampoo para Pelos Claros, o Shampoo para Filhotes, Condicionador, Banho a Seco, Limpa e Hidrata Patinhas, além de colônias para adultos e filhotes. Todos com tecnologia antiodor, alta fixação e perfumação de longa duração, além, claro, de fórmulas seguras e aprovadas por veterinários, sem realização de testes em animais.
Sobre o Grupo Nícia
Com 40 anos de história, o Grupo Nícia é referência em gestão de marcas no Tocantins, atuando com excelência nos setores de beleza, saúde, cultura e serviços premium. Fundado em 1985, em Porto Nacional (TO), o grupo atua com marcas consolidadas como O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, OUI e Clínica DVI Radiologia, além de comandar negócios próprios com forte identidade, como a Prado Lavanderia e a AMAN Galeria de Arte. Com uma atuação pautada pela inovação, responsabilidade e compromisso com as pessoas, o Grupo Nícia tem como missão transformar vidas e gerar impacto positivo duradouro na sociedade. (Kiw/AI)