Três secretários entregaram seus cargos ao prefeito em exercício de Palmas, Carlos Velozo. As exonerações de Vicente Alves de Oliveira (ex-senador), secretário municipal extraordinário de Representação em Brasília; de Marlen Ribeiro Rodrigues, secretário municipal de Habitação, e de André Luís Nunes Cavalari, presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, foram publicadas no Diário Oficial n° 3.744 dessa quarta-feira, 2.
Vicentinho Alves destacou no pedido de desligamento que "tão logo, com o retorno do prefeito eleito pelo povo de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, me apresentarei e me colocarei à disposição dele, se assim necessário, da minha presença na gestão".
André Cavalari agradeceu e destacou sua lealdade a Eduardo Siqueira. "Reitero, neste ato, minha lealdade e compromisso com o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, a quem agradeço profundamente pela confiança depositada em minha pessoa”.
Marlen também reafirmou compromisso com Eduardo de Siqueira. "Tão logo se concretize o retorno do prefeito José Eduardo de Siqueira Campos ao exercício pleno de suas funções, me apresentarei e me colocarei à sua disposição, caso entenda necessária minha contribuição para a continuidade da gestão municipal. Agradeço pela convivência institucional respeitosa até aqui mantida com vossa excelência (prefeito interino Carlos Velozo) e desejo serenidade e sabedoria na condução interina do Executivo”, destacou no documento.
Exonerações feitas pelo prefeito interino Carlos Velozo
O Diário Oficial de Palmas do dia 1° de julho trouxe as exonerações de Renato de Oliveira - do cargo de procurador-geral do município, e de Carlos Antônio da Costa Júnior - do cargo de secretário-chefe de gabinete do prefeito. Carlos Júnior é amigo pessoal e de confiança de Eduardo Siqueira. Os novos representantes da pasta são de Brasília e filiados ao Agir, partido do pastor Velozo. No lugar de Renato foi nomeada Priscila Alencar Verissimo de Souza, e para ocupar o cargo de Carlos Júnior foi nomeado Fábio Bernardino da Silva.
A mãe de Carlos Júnior, Luciana Monturil,usou as redes sociais para criticar a exoneração do filho. Luciana diz ser profundamente lamentável ver o atual gestor interino, "um suposto apoiador" e "alguém que caminhou ao lado do prefeito", usar a situação delicada do momento para promover uma substituição silenciosa, aproveitando-se da vulnerabilidade do momento para ocupar espaços com os seus. "A forma como meu filho está sendo desligado não fala sobre ele, fala sobre quem o tirou", declara Luciana.
Em coletiva à imprensa, nessa terça-feira, 2, o prefeito interino, Carlos Velozo, falou sobre as exonerações, negou ter sofrido pressão do seu partido, o Agir, para substituir os representantes das duas pastas, e disse respeitar a manifestação da família de Carlos Júnior.
Leia também: Prefeito em exercício exonera procurador-geral e troca chefe de gabinete de Eduardo Siqueira
Eduardo Siqueira afastado
O prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, está preso desde sexta-feira, 27/06, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Tocantins, alvo da nova fase da Operação Sisamnes, da Polícia Federal, que aprofunda as investigações sobre a existência de uma organização responsável pelo vazamento sistemático de informações sigilosas, oriundas de investigações em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com impacto direto sobre operações da PF.
De acordo com a PF, a apuração revelou indícios de que informações confidenciais estariam sendo antecipadamente acessadas, articuladas e repassadas a investigados, com o envolvimento de agentes públicos, advogados e operadores externos.
Na terça-feira, 1° de julho, o advogado Juvenal Klayber, responsável pela defesa do prefeito afastado Eduardo Siqueira, informou ao Conexão Tocantins aguardar decisão favorável para breve.
Eduardo, de acordo com o advogado, está bem e esperançoso. "O Eduardo está bem, dentro das medidas do possível, bem esperançoso que logo, logo ele estará de volta não somente no meio social, mas também na Prefeitura de Palmas".
Leia também: Defesa do prefeito Eduardo Siqueira aguarda decisão favorável para os próximos dias