A fase diocesana do processo de beatificação do Padre Luso será oficialmente aberta no dia 19 de julho, com uma missa presidida pelo bispo da Diocese de Porto Nacional, Dom José Moreira. A celebração será às 11h, horário simbólico na trajetória do sacerdote, na Igreja São Judas Tadeu. Toda a comunidade, paróquias locais e do estado estão convidadas a participar desse momento, promovido pela Diocese de Porto Nacional, em parceria com a Associação dos Amigos do Padre Luso (AaPL).
O evento também contará com a presença do postulador (advogado da causa), o italiano Paolo Vilotta, responsável por acompanhar as causas de beatificação do Padre Luso e de Dom Alano.
Com chegada prevista para o dia 18 de julho, Paolo Vilotta permanece no município até o dia 23, participando da programação. Ele atua em cerca de 45 processos de beatificação e canonização ligados ao Brasil, sendo o responsável por investigar a vida e as virtudes dos candidatos aos altares, como parte do processo de reconhecimento oficial da santidade pela Igreja Católica.