Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: @sintet.palmas/Instagram

Foto: @sintet.palmas/Instagram

Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet), regional de Palmas, divulgou em sua página oficial do Instagram, na manhã desta sexta-feira, 25, post em que destaca a exoneração do ex-prefeito e vereador, Carlos Amastha, do cargo de secretário de Zeladoria Urbana. De acordo com a entidade representativa, o "inimigo número 1 da educação" agora "sente o gosto amargo do corte no próprio "ponto" político". 

"exoneração de Carlos Amastha da Secretaria da Zeladoria Urbana de Palmas é a prova viva de que quem planta, colhe!", diz o Sindicato. 

O post, com imagem de Amastha segurando uma placa de "ex-secretário" e com a mensagem de "o inimigo número 1 da educação merece sua risada", é ainda acompanhada por texto do Sintet recordando os internautas sobre a greve histórica de 2017. 

"Lembram da greve histórica de 2017? Enquanto os educadores lutavam por direitos básicos, Amastha preferiu fazer deboches e não pagar nossos direitos, cortar os pontos dos professores e perseguir a categoria com unhas e dentes. E agora, adivinhem? O “zelador” não conseguiu zelar nem pelo cargo que ocupava por míseros meses!", escreveu o Sindicato. 

A greve de 2017 foi uma das mais marcantes na história da educação municipal de Palmas, e o Sintet teve papel central na organização e condução do movimento. A paralisação, que teve como objetivo principal a luta por melhores condições de trabalho e direitos para os profissionais da categoria, também enfrentou desafios, incluindo determinação judicial para sua suspensão. 

"Se antes ele nos ensinou como não se deve tratar os educadores, agora nos ensina como não se deve fazer política. A exoneração é mais um capítulo da sua gestão fugaz de incompetência, desta vez assinada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos", acrescenta o Sintet na mensagem. 

Apesar do tom, o Sintet alega que não há ressentimento e que, no entanto, a educação comemora - mais uma vez. "Amigo Amastha, obrigado pela "lição"! A pedagogia da vida cuidou de mostrar que a arrogância e a perseguição não levam a lugar nenhum. Sem ressentimentos, apenas um recado: a educação venceu e comemora mais uma vez!". 

Amastha exonerado 

Já prevista, foi publicada no Diário Oficial de Palmas dessa quinta-feira, 24, de número 3.760, a exoneração de Carlos Amastha do cargo de secretário municipal de Zeladoria Urbana. Ex-prefeito da capital, vereador eleito, ele deve retornar à Câmara. 

Amastha esteve à frente da pasta por pouco tempo, desde o dia 1° de julho. O vereador assumiu o lugar de Marcílio Guilherme Ávila que foi exonerado a pedido. 

A saída era prevista devido a questionamentos da postura de Carlos Amastha no período em que o prefeito Eduardo Siqueira esteve afastado e o vice, Carlos Velozo, assumiu.