Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Secom Gurupi

Foto: Divulgação Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), intensificou nesta segunda-feira, 04, a campanha de prevenção contra o sarampo, com foco na atualização do cadastro vacinal de profissionais da saúde e da população. A ação, que teve início oficialmente na última quinta-feira, 31, pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), segue mobilizando diversos setores da saúde do município.

Nesta manhã, a vacinação foi realizada na sede da Semus, com foco nos profissionais da própria secretaria e do Hemonúcleo de Gurupi. No período da tarde, a ação será realizada na Casa do Índio (CASAI), reforçando a abrangência da campanha entre os trabalhadores da saúde.

A secretária Municipal de Saúde, Luana Nunes, destacou a importância da mobilização para manter Gurupi livre da doença. “Lançamos a campanha oficialmente na UPA 24h na semana passada, e agora seguimos intensificando com ações direcionadas aos profissionais da saúde. Além disso, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estão preparadas e disponíveis para atender a população. É essencial que cada cidadão procure a unidade mais próxima para verificar sua situação vacinal”, afirmou.

Luana reforçou ainda que Gurupi não possui nenhum caso registrado de sarampo, mas a campanha ocorre em caráter preventivo, especialmente diante do alerta emitido pela Secretaria de Estado da Saúde após confirmação de casos em Campos Lindos, na região Norte do Tocantins.

Cronograma

Ainda nesta semana, a ação seguirá para os hospitais da cidade, voltada aos profissionais da saúde. Nesta terça-feira, 05, das 08h às 10h, será no Hospital e Maternidade Santa Catarina; na quarta-feira, 06, das 08h às 10h, será no Hospital e Maternidade São Francisco; na quinta-feira, 07, das 08h às 10h, no Hospital Unimed. Já na quarta e na quinta, das 18h às 20h, a ação ocorrerá no Hospital Regional de Gurupi (HRG).   

Esquema vacinal contra o sarampo

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. A recomendação segue o calendário nacional de imunização:

  • Dose 1: aos 12 meses de idade
  • Dose 2: aos 15 meses de idade (com a tetraviral)

Além disso, a orientação é a seguinte:

  • Pessoas de 12 meses a 29 anos, 11 meses e 29 dias devem ter duas doses comprovadas;
  • Pessoas de 30 a 59 anos, 11 meses e 29 dias devem ter pelo menos uma dose comprovada;
  • Trabalhadores da saúde, de qualquer idade, devem ter duas doses comprovadas da vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é gratuita e fundamental para evitar surtos. Todas as USFs de Gurupi estão atendendo normalmente de segunda a sexta-feira.