O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, cumpriu na segunda e terça-feira, dias 11 e 12, uma intensa e estratégica agenda em São Paulo, voltada à atração de investimentos, à geração de empregos e ao fortalecimento da economia estadual. Ao longo de dois dias, Laurez se reuniu com alguns dos maiores nomes do setor empresarial e financeiro do Brasil, em encontros cuidadosamente articulados para abrir portas, fortalecer relações e consolidar parcerias capazes de transformar o futuro do Estado.
A missão incluiu reuniões com grupos e empresas líderes em tecnologia, mineração, infraestrutura, energia, agronegócio, mercado imobiliário e educação. A programação teve início com um café da manhã, que reuniu cerca de 15 instituições de diversos segmentos, entre elas Galápagos Investimentos, Prisma Capital, BSide Investimentos, Garín Investimentos e Banco Bradesco.
Laurez esteve com dirigentes do Grupo SEB, pertencente ao empresário Chaim Zaher, maior bilionário de educação do Brasil e um dos maiores do mundo. Ele também fez uma visita a Escola Concept, uma das maiores referências do mundo em ensino, que tem como pilares principais a colaboração, empreendedorismo, fluência digital e sustentabilidade. A visita foi para tratar do desenvolvimento educacional básico, com foco na infância, uma das demandas fundamentais do Tocantins.
O vice-governador também dialogou com investidores da Ecoa Capital e do Grupo Mauá. O empresário Dário Guarita, membro da família fundadora do Banco Mercantil de São Paulo e dono da Ecoa Capital, avaliou positivamente o encontro. “A reunião foi muito boa. Tratamos das perspectivas do Tocantins e de como empreendedores e investidores que acreditam no desenvolvimento podem contribuir para o futuro do Estado. O Tocantins é novo, cheio de oportunidades e com muito por fazer. Tem uma diversidade impressionante, reúne ativos importantes de várias regiões do Brasil e tem tudo para crescer. Sem dúvida, deve estar no radar dos empresários do Sudeste.”
Outro momento de destaque foi a reunião com presidentes, acionistas e membros de conselhos de empresas dos setores de segurança e inteligência pública, infraestrutura, ferrovias, operadores portuários e agricultores. Nomes como Guilherme Melo, presidente da MRS Logística, Bruno Poles, sócio da AQVA Wealth Management, Marcelo Gasparino, vice-presidente do Conselho de Administração da Vale, Lucas Tortelli, sócio e CEO da Archipelago, parte do Grupo Mauá, além de Bruno Sindona, conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República; e demais empresas como a Rumo Logística e Unidas, Companhia de Habitação do Paraná, Bumlai Chodraui, Axway Latin America, Veolia Water Technologies, Movecta e Consulting House.
Foto: Divulgação Ascom Laurez MoreiraO empresário Lucas Tortelli destacou o otimismo que o encontro gerou. “Acreditamos no poder da iniciativa privada como vetor de desenvolvimento, mas a aproximação com o poder público é essencial. Um governo ausente dificulta o avanço. Sentimos sinceridade e confiança nas palavras de Laurez. A região de Palmas e todo o Tocantins são praticamente uma folha em branco para novos modelos de negócios. Agora, vamos aprofundar o entendimento e seguir para os próximos passos. A abertura que o vice-governador demonstrou é um fator determinante para a nossa tomada de decisão.”
Já Bruno Sindona ressaltou a importância da visão de futuro. “Foi excelente. É bom encontrar líderes que pensam no futuro e têm paixão pelo seu lugar. O Tocantins tem tudo para crescer e se desenvolver, mas precisa de gente que cuide dele e tenha compromisso real. É um Estado cheio de oportunidades, que vai acolher os que vierem para investir, oferecendo retorno e também desafios. O futuro é promissor e está logo ali.”
A agenda incluiu ainda reuniões com os sócios da Warren Brasil, uma das maiores gestoras do país, com mais de R$ 22 bilhões sob gestão, e com o presidente do Banco Fator, João Antônio Lopes Filho, um dos principais conglomerados financeiros brasileiros especializados em investimentos alternativos.
Em todas as reuniões, Laurez apresentou de forma clara e consistente o conjunto de vantagens competitivas do Tocantins: localização estratégica no coração do Brasil, abundância de recursos naturais, potencial energético, capacidade de expansão do agronegócio, oportunidades logísticas e mercado aberto à inovação. Com um discurso alinhado a uma visão de futuro, reforçou que investir no Tocantins significa não apenas explorar um campo vasto de oportunidades, mas também participar ativamente da transformação social e econômica de um Estado pronto para dar um salto histórico.
“Meus amigos, tenho percorrido o Tocantins de Norte a Sul, de Leste a Oeste, e vejo o tamanho do nosso potencial. Mas sei que precisamos buscar investidores fora. Por isso estive em São Paulo, visitando empresas, conversando com empresários e convidando-os a investir em diversas áreas que podem impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado. Precisamos melhorar a vida das pessoas, criando empregos, oportunidades e transformando a realidade de cada tocantinense. Tenho certeza de que a parceria entre o capital dos grandes centros e as nossas potencialidades poderá mudar o Tocantins em um curto espaço de tempo”, afirmou o vice-governador.
Para o empresário e articulador político João Ludgero, os encontros consolidaram a imagem de Laurez junto à iniciativa privada e mostraram que o Tocantins está no radar das grandes decisões de investimento no Brasil. “Foi fundamental mostrar que o poder público pode dialogar de forma propositiva com o setor privado. Laurez foi muito bem recebido por todos, com portas abertas em bancos, fundos, gestoras e grandes companhias. Ele se apresentou como um líder experiente, com 42 anos de vida pública, que sabe o que o Tocantins precisa. O Estado é hoje um oceano azul para investidores, com abundância de recursos e baixíssima competição. Há oportunidades em energia solar, infraestrutura, portos, mineração, mercado imobiliário e agronegócio. O momento é propício para atrair investimentos e transformar essa riqueza em desenvolvimento e qualidade de vida para a população”, afirmou.