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Brasil-China

Reduzir distâncias, encurtar prazos e abrir novas portas para o comércio internacional. Foi com esse horizonte que a Infra S.A. participou, na última sexta-feira, 15, no “Seminário Internacional: Infraestrutura sustentável, resiliente e inclusiva: uma análise de Chancay a Ilhéus”, promovido pelo BRICS Policy Center e pelo Clube de Engenharia. Durante o evento foi apresentado o estudo de viabilidade da Ferrovia Bioceânica, um projeto ligando o Porto de Ilhéus/BA ao Porto de Chancay (Peru) que promete revolucionar a rota de exportações brasileiras e latino-americanas para a Ásia e suas principais atualizações.

A superintendente de Projetos Rodoviários da Infra S.A. (Surod/Diplan), Larissa Wendling, representou a estatal na mesa “De Ilhéus ao Porto de Chancay: Uma Análise Econômica, Geopolítica e Socioambiental”. O debate abordou o impacto econômico, geopolítico e socioambiental que a Ferrovia Bioceânica e o Porto de Chancay poderão gerar, com destaque para o encurtamento de distâncias e a redução de custos no escoamento de commodities agrícolas e minerais para a China e outros mercados asiáticos.

Para Wendling, o evento foi uma excelente oportunidade de discutir questões que envolvem a implantação do empreendimento que vai transformar a América do Sul nas dinâmicas do comércio global. “Foi valioso destacar o papel da Infra S.A., que assume papel relevante na estruturação dos estudos, assim como no planejamento e implementação de medidas que contribuirão com a sua viabilização. Foi um dia intenso e muito proveitoso”, afirmou.

 Organização do evento

As rotas propostas, os investimentos necessários, o impacto esperado na balança comercial brasileira, também foram tema do debate na mesa que foi composta por Leonardo Ribeiro, da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário (MT); Leolino Dourado, da Universidad del Pacífico (Peru), e Rómulo Acurio, da Embaixada do Peru no Brasil (Peru). Ibá dos Santos Silva, do Clube de Engenharia, e Rui Rocha, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Brasil) também participaram.

Corredor FICO X FIOL

O Corredor Bioceânico terá conexão com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e esse eixo ferroviário é considerado a base estruturante do futuro corredor bioceânico, que busca ampliar a competitividade da infraestrutura de transportes brasileira e criar uma alternativa logística para exportações com destino ao mercado asiático.

As duas ferrovias estão em plena construção pela Infra S.A., que além de estudos técnicos, ambientais e institucionais para avaliar a viabilidade da construção de ferrovias, rodovias, também tem expertise para a construção de obras do tipo.

Em julho, a Infra S.A. e o Instituto de Planejamento e Pesquisa Econômica da China State Railway Group assinaram acordo para atuar em conjunto no desenvolvimento dos estudos de viabilidade para um corredor ferroviário que ligue o Brasil ao Oceano Pacífico. A parceria possibilita o aprofundamento das análises técnicas e econômicas para a consolidação do projeto.