Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgçação FSB.Com

Foto: Divulgçação FSB.Com

A Universidade Brasil (UB) recebeu uma comitiva da Prefeitura de Weifang, cidade da província de Shandong, na China, marcando um novo passo na internacionalização da universidade e no fortalecimento de parcerias estratégicas em áreas como Agronomia, Medicina, Veterinária e novas tecnologias.

O encontro teve como principais objetivos estreitar laços institucionais com a China, explorar a cooperação acadêmica e científica e apoiar a integração de estudantes da UB em programas de intercâmbio internacional. Em outubro deste ano, acontecerá o primeiro embarque de alunos para a realização de um intercâmbio de quatro semanas na China, com conteúdo direcionado ao estudo da Medicina Tradicional Chinesa, reforçando a troca de experiências entre as instituições.

“A UB fortalece seu compromisso com a internacionalização e a troca de conhecimento entre culturas. Essa parceria abre caminhos para a cooperação em áreas estratégicas e oferece aos nossos estudantes oportunidades únicas de aprendizado, como a vivência da Medicina Tradicional Chinesa”, conta Bárbara Costa, reitora da Universidade Brasil.

A reunião também abre espaço para novos projetos de internacionalização, consolidando o papel da UB como instituição voltada à formação de profissionais de excelência, preparados para atuar em cenários globais e comprometidos com a transformação social.

Áreas de interesse em comum 

Localizada na província de Shandong, a cidade de Weifang se destaca pela relevância agrária e pelo protagonismo em inovação e produção agrícola, sinergias que dialogam diretamente com áreas de expertise da UB, como Agronomia, Medicina e Veterinária.

Pela comitiva chinesa estiveram presentes Tian Shihua, vice-presidente do Escritório de Relações Internacionais, Zhao Xuchum, secretário-geral da Prefeitura de Weifang, Hua Zhang, diretor do Escritório de Relações Internacionais, e Miao Guangbin, chefe distrital adjunto.

Comitiva da Universidade Brasil na China

Professores e gestores da Universidade Brasil também embarcaram para a China com o propósito de conhecer de perto novas tecnologias aplicadas à educação e ao desenvolvimento científico. Entre as inovações, está o uso de drones em diversos setores, como monitoramento de lavouras, manejo inteligente de recursos e apoio à sustentabilidade da produção agrícola.

Essas experiências são importantes para que os representantes da UB avaliem como essas novas tecnologias podem ser inseridas no currículo acadêmico dos cursos da instituição, especialmente em Agronomia, Medicina e Veterinária. A expectativa é que a incorporação dessas ferramentas modernas não apenas enriqueça a formação acadêmica, mas também contribua para gerar soluções inovadoras diante dos desafios do setor agropecuário brasileiro.

“Queremos trazer para os campi da UB conhecimentos práticos e aplicáveis, que possam transformar a forma como nossos alunos aprendem e como a universidade contribui com a sociedade”, complementa Bárbara.