"Tocantins de África – histórias de dois mundos", do autor Wátila Misla, será lançado em outubro, trazendo uma abordagem inédita e poética sobre a formação étnica e cultural do Tocantins. Destinada às infâncias, a literatura infantil proporciona que os leitores conheçam, de forma leve e em versos rimados, as trajetórias de homens e mulheres africanos escravizados que ajudaram a construir o estado a partir do século XVIII.
O projeto nasceu de uma profunda pesquisa em documentos e entrevistas, baseada na tese de doutorado do autor em História na Universidade de Brasília (UnB). O livro, escrito em gênero poesia com linguagem simples, direta e objetiva, conta a caminhada do povo de origem africana desde o continente, o embarque em navios negreiros, até a chegada e a vida cotidiana nas diversas atividades socioeconômicas no Tocantins.
A obra aborda temas importantes como a origem étnica dos povos, as estratégias de resistência, a formação de quilombos e comunidades quilombolas no Tocantins, a dança da sússia, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, entre outros. O texto busca resgatar personagens históricos silenciados, como africanos, crioulos escravizados e libertos.
A obra foi ilustrada em aquarela pela artista gurupiense Fabiana Correa, o livro conta com glossário ao final e será disponibilizado nos formatos impresso, digital e áudio book para ampliar a acessibilidade. Os eventos de lançamento também contarão com diversas acessibilidades, tais como intérprete de libras.
Além de trazer à luz as raízes históricas do Tocantins e do povo negro, a publicação estimula a reflexão sobre a importância da identidade, da valorização da presença negra e a discussão contra o racismo em lares e escolas. A região Sudeste do estado, que concentra a maior parcela de pretos e pardos e onde houve forte presença de escravizados nos séculos XVIII e XIX, é o foco da ação cultural do projeto.
Como contrapartida, o projeto promoverá rodas de contação de histórias sobre a obra, serão atendidas duas escolas, com cerca de 120 alunos em cada. Uma parte dos livros será doada a estas unidades.
Confira os locais e horários dos lançamentos:
- Natividade: Escola Municipal Archcelina Pacini Vieira, dia 01 de outubro de 2025, às 07h00 da manhã.
- Dianópolis: Escola Municipal Santa Luzia, dia 07 de outubro de 2025, às 07h30 da manhã.
O Projeto Tocantins de África - Histórias de dois mundos foi patrocinado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB, contemplado pelo Edital Nº 22/2024/GABSEC/Secult na Categoria A - Área 4 - Literatura - Módulo II.