O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), comunicou na tarde desta quarta-feira, 1° de outubro, reconhecer a importância do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação e compreender as expectativas da categoria quanto à sua tramitação.
De acordo com a Seduc, a atual gestão, que assumiu há aproximadamente 30 dias, está realizando um levantamento detalhado e a análise das informações disponíveis. "O compromisso é estruturar soluções viáveis não apenas para o presente, mas também capazes de garantir a manutenção e a estabilidade a longo prazo, com o objetivo de assegurar que todas as medidas adotadas estejam em conformidade com a legalidade, a responsabilidade fiscal e, sobretudo, com a sustentabilidade orçamentária".
A pasta reafirmou que a valorização dos profissionais da educação é pauta central e que o diálogo com a categoria será permanente, transparente e construtivo. Também garantiu encaminhar a proposta do PCCR à Assembleia Legislativa assim que concluídas as análises técnicas necessárias, "garantindo, desse modo, um projeto sólido, responsável e exequível para todos os servidores a rede estadual de ensino".
A Secretaria da Educação argumenta que a paralisação das atividades, neste momento de transição administrativa, representaria prejuízo direto aos estudantes, que precisam ter assegurado o direito à aprendizagem e à continuidade do calendário escolar.
Sintet
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado (Sintet) divulgou nesta tarde que recebeu registros de mobilizações em cerca de 50 cidades tocantinenses.
A estimativa é que mais de 50% das escolas estaduais tenham suspendido as aulas. Atos públicos ocorreram em Augustinópolis, Tocantinópolis, Araguaína, Nova Olinda, Colinas, Itacajá, Pedro Afonso, Centenário, Recursolândia, Colmeia, Goianorte, Bom Jesus, Tupirama, Porto Nacional, Miracema, Miranorte, Rio Sono, Paraíso do Tocantins, Palmas, Dianópolis, Taguatinga, Gurupi, São Valério, Brejinho de Nazaré, Arraias, Barra do Ouro e Couto Magalhães.
Leia também: Educação cruza os braços em todo o Tocantins pela valorização da carreira