Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus/Dicom Aleto

Foto: Clayton Cristus/Dicom Aleto

 Relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício financeiro de 2026, o deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos) apresentou mais de 30 emendas ao texto original, a fim de que sejam contempladas demandas em áreas prioritárias. “Depois de dialogar com prefeitos, vereadores, lideranças e a comunidade, eu propus 33 emendas, que, juntamente com o projeto enviado pelo governo, serão analisadas e discutidas na Comissão de Finanças da Assembleia”, explicou.

Foram várias emendas de Olyntho na área da saúde, entre elas a que prevê a aquisição de unidades móveis para exames de mamografia e Papanicolau; a ampliação e reforma do Hospital Regional de Guaraí; a compra de aparelhos médicos (ultrassom, tomografia e marcapasso transcutâneo) para os regionais de Xambioá e Pedro Afonso; e a construção do Centro de Assistência Especializada em Saúde da Mulher, em Araguaína. “São emendas que reforçam o nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população”, destacou.

Na educação, o parlamentar sugeriu a inclusão na LDO 2026 da implantação de Câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Araguaína e Colinas; a instalação de um colégio militar em Lagoa da Confusão; a revitalização da Escola Estadual José Domingos Carvalho Barbosa, em Aragominas; a climatização do Colégio Estadual Bernardo Sayão, em Bernardo Sayão; e a implementação de laboratórios de informática e robótica nas unidades de ensino da rede estadual. “Nosso objetivo é assegurar aos nossos estudantes acesso a uma educação de qualidade, focando, sobretudo, na melhoria dos espaços físicos e no aumento da oferta de cursos superiores gratuitos”, argumentou.

Outras emendas

O deputado também apresentou emendas voltadas à infraestrutura (pavimentação da TO-243, entre a cidade de Araguaína e o povoado Mato Verde, em Babaçulândia, e da TO-416, em Aragominas), segurança pública (estabelecimento do Corpo de Bombeiros em Augustinópolis e ampliação da Companhia Independente de Colinas), transporte (modernização de aeroportos e aeródromos), assistência social (distribuição de calcário para os agricultores familiares), causa animal (criação de hospitais veterinários públicos em Araguaína, Palmas e Gurupi), cultura (instituição do Museu de Araguaína) e esporte (restauração do Estádio Nilton Santos, em Palmas, e do Ginásio Poliesportivo Ademar Amorim, em Pedro Afonso).

Próximos passos

Conforme o regimento da Assembleia, Olyntho tem até o dia 27 de outubro para emitir um parecer sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e as dezenas de emendas propostas pelos parlamentares. Após passar pela Comissão de Finanças, o PL do Executivo segue para votação no Plenário. Aprovada pelos deputados e sancionada pelo governador, a LDO servirá de base para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. “Nosso trabalho será feito com total transparência e responsabilidade, ouvindo os colegas, debatendo com o governo e pensando no melhor para o povo do nosso querido estado do Tocantins”, finalizou.