O município de Gurupi se destacou no cenário nacional de gestão pública ao figurar na 4ª posição da Região Norte nos pilares de Qualidade da Saúde e Acesso à Saúde no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025. No Tocantins, o município ocupa o primeiro lugar no ranking. A avaliação é realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e analisa a capacidade dos entes federativos em gerar bem-estar à população.
O levantamento, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), mostra que, no cenário nacional, Gurupi ocupa a 126ª posição geral, representando um salto de 155 posições em relação a 2023, quando o município ocupava o 281º lugar no ranking.
O Ranking do CLP analisou 418 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, utilizando dados oficiais. Nos dois pilares avaliados, Qualidade da Saúde e Acesso à Saúde, Gurupi se destacou entre os melhores municípios da Região Norte, ocupando o 4º lugar. Os resultados refletem o compromisso da gestão municipal em oferecer uma saúde pública eficiente, humanizada e resolutiva, com foco tanto na ampliação da oferta quanto na qualidade do atendimento prestado à população.
Reconhecimento e Compromisso da Gestão Municipal
A prefeita Josi Nunes celebrou a conquista, lembrando que a gestão tem buscado investir em melhorias na saúde, como reformas e ampliação das Unidades de Saúde e valorização dos servidores. “Esse reconhecimento é motivo de muito orgulho para todos nós. Gurupi vem mostrando que gestão pública se faz com planejamento, compromisso e cuidado com as pessoas. Estamos investindo na estrutura da saúde, e também na valorização de quem está na ponta e faz tudo funcionar, que são os nossos servidores”, destacou a prefeita Josi Nunes.
A secretária de Saúde, Luana Nunes, também comemorou o resultado e ressaltou que o bom desempenho é fruto de um trabalho coletivo, pautado na confiança e na valorização dos servidores. “Esse destaque mostra que estamos no caminho certo. A gestão Josi Nunes tem investido não apenas em estrutura, mas também em capacitação e bem-estar dos profissionais. Temos servidores contemplados com bolsas de mestrado por meio do convênio com a UnirG, estamos implementando um projeto de premiação por produtividade e seguimos com o Projeto Cuidar, que oferece acompanhamento psiquiátrico e ações voltadas à saúde mental de nossos colaboradores”, explicou a secretária.
A valorização dos servidores da saúde de Gurupi tem sido realizada por meio de reajustes salariais (como o da data-base de 2025) reajustes em plantões extras, efetivação de categorias como Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias. Além disso, a Secretaria de Saúde implementou esse ano o " Projeto Cuidar", focado na saúde mental e bem-estar dos servidores.
Além dos destaques na saúde, o Município de Gurupi também obteve classificação de relevância no indicador de capital humano, alcançando a 17ª posição entre os municípios da Região Norte no pilar de Servidores Públicos Mais Qualificados.
Confira os dados em https://rankingdecompetitividade.org.br/municipios/

