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Estado

Foto: Adilvan Nogueira/Secom-TO

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O Tocantins consolida-se como o estado com a maior expansão de vendas do varejo ampliado do Brasil, registrando um crescimento de até 20,7%. Os dados, que colocam a Unidade da Federação na liderança nacional em um cenário de resultados mistos, são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira, 13 de novembro, pelo IBGE.

Na passagem de agosto para setembro de 2025, na série com ajuste sazonal, o varejo teve resultados negativos em 15 das 27 unidades da federação, com destaque para Maranhão (-2,2%), Roraima (-2,0%) e Distrito Federal (-1,7%). Pelo lado positivo, figuram 11 das 27, com destaque para o Tocantins (3,2%), Amapá (2,9%) e Bahia (2,4%). O Rio Grande do Norte apresentou estabilidade (0,0%).  

No comércio varejista ampliado, a variação entre julho e agosto de 2025 teve resultados positivos em 14 das 27 unidades da federação, com destaque para: Tocantins (11,4%), Minas Gerais (3,3%) e Rio Grande do Sul (2,7%). Pelo lado negativo, estão 12 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Paraná (-1,8%), São Paulo (-1,6%) e Roraima (-1,5%). O Maranhão, para esta comparação, registrou estabilidade (0,0%).

O "varejo ampliado" é uma medida mais abrangente do comércio que inclui Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo. 

Leia também: Comércio apresenta resultado negativo em 6 dos 8 setores, divulga IBGE

Frente a 2024 - Tocantins 20%

Frente a setembro de 2024, o comércio varejista apresentou resultados positivos em 20 das 27 unidades da federação, com destaque para: Amapá (10,0%), Rio Grande do Norte (7,9%) e Bahia (5,9%). Do lado negativo constam 7 taxas, com destaque para Piauí (-5,4%), Roraima (-5,2%) e Rio de Janeiro (-2,6%).

No varejo ampliado, a variação no volume de vendas foi de 1,1% com resultados positivos em 22 das 27 unidades da federação, com destaque para: Tocantins (20,7%), Amapá (10,8%) e Mato Grosso (8,5%). Do lado negativo são cinco resultados regionais, com destaque para São Paulo (-3,6%), Piauí (-2,7%) e Pernambuco (-2,3%). 

Sobre a pesquisa 

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

A próxima divulgação da PMC, com os resultados para outubro de 2025, será em 11 de dezembro. (Com informações do IBGE)