A Nestlé Brasil comunicou que está realizando um recall voluntário e preventivo de alguns lotes de fórmulas infantis. Em análises periódicas de qualidade, a empresa identificou a possível presença da substância Cereulide, produzida pelo microorganismo Bacillus cereus, em um dos ingredientes utilizados em suas fórmulas. (confira a relação completa com todos os lotes afetados no final do texto)
Comumente encontrado em matérias-primas e ocasionalmente em alimentos, como leite e produtos lácteos, o Bacillus cereus é um microrganismo que, normalmente, não tem impacto na segurança alimentar. No entanto, ele tem o potencial de produzir substâncias, como a cereulide, que pode causar reações adversas em alguns casos, como vômitos persistentes, diarréia e/ou letargia incomum – sintomas que podem ocorrer até seis horas após o consumo.
A maior empresa de alimentos e bebidas do mundo destaca que, até o momento, nenhuma ocorrência confirmada de tais sintomas foi reportada à Nestlé em qualquer parte do mundo.
Os consumidores que tiverem produtos dos lotes especificados devem suspender imediatamente seu uso e entrar em contato com a área de Atendimento ao Consumidor para a devolução do item e reembolso integral. Para isso, a empresa disponibiliza os canais falecom@nestle.com.br ou 0800 761 2500, atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A Nestlé informou estar atuando em estreita cooperação com as autoridades responsáveis e reafirmou que qualidade e segurança alimentar são prioridades inegociáveis. "A companhia adota rigorosos padrões de controle de qualidade e rastreabilidade, em constante aprimoramento, com o objetivo de prevenir inconformidades em seus produtos", destaca.
Na eventual identificação de uma falha, a Nestlé comunicou que atua com transparência, responsabilidade e agilidade para evitar ou reduzir qualquer tipo de impacto ao consumidor.
- Por que os produtos estão sendo recolhidos?
Em análises de qualidade de rotina, a Nestlé identificou a possível presença de cereulide – uma substância produzida pelo microrganismo Bacillus Cereus – que pode causar reações adversas após o consumo do alimento. Diante dessa informação, a Nestlé está realizando o recolhimento voluntário e preventivo.
O recolhimento está restrito aos lotes e produtos indicados no final desta matéria. A ação é uma medida de precaução voluntária da Nestlé.
2. O que é o Bacillus Cereus e a substância cereulide?
Comumente encontrado em matérias-primas e ocasionalmente em alimentos, como leite e produtos lácteos, o Bacillus Cereus é um microrganismo cujas cepas, em sua maioria, não têm impacto na segurança alimentar. No entanto, ele tem o potencial de criar substâncias, como a cereulide, que pode causar reações adversas em alguns casos.
3. O que fazer em caso de consumo do produto? Quais sintomas devem ser observados?
Sintomas podem incluir vômitos persistentes, diarreia ou letargia incomum, geralmente aparecendo em até 6 horas após a exposição.
De acordo com a empresa, se os sintomas não aparecerem, não há motivo para inquietação quanto a qualquer impacto na saúde. "Se tiver alguma preocupação com a saúde ou nutrição da criança, recomendamos que o consumidor fale com o seu pediatra ou profissional de saúde", orienta.
Independentemente da presença de sintomas, os pais e cuidadores devem interromper o uso do produto, de acordo com o aviso de recall.
4. Alguém foi diagnosticado com doença após o consumo de algum produto do recall?
Até o momento, não há relatos confirmados de reações adversas relacionadas a produtos listados no recall em nenhuma parte do mundo, de acordo com a Nestlé.
5. Como devo proceder caso tenha o produto em casa?
O primeiro passo é checar o número dos lotes que estão sendo recolhidos. Os códigos estão disponíveis no final desta matéria ou em www.nestle.com.br. Caso o cidadão tenha o produto objeto deste recolhimento, a Nestlé orienta que não se consuma e entre em contato com o atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso por meio dos canais falecom@nestle.com.br ou 0800 761 2500, atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
6. E quanto aos outros produtos da Nestlé? Existe a possibilidade de eles também serem afetados?
Nenhum outro lote ou produto da Nestlé foi afetado e, portanto, continua seguro para consumo, assegura a empresa. Os demais lotes dos produtos das linhas de nutrição infantil que não são objeto deste recolhimento estão seguros para consumo e continuarão sendo vendidos normalmente.
7.Como o problema foi identificado? Ele já foi resolvido?
Após a detecção da alteração durante os testes do produto, a Nestlé realizou uma investigação interna minuciosa, que permitiu determinar a causa principal: "uma inconformidade em um ingrediente de um fornecedor terceiro, utilizado em nossa fórmula. Notificamos o fornecedor do ingrediente. Além disso, nossos protocolos de qualidade foram aprimorados", assegura a empresa.
A Nestlé reforça que a segurança e a qualidade dos alimentos são a sua prioridade máxima. "A nossa abordagem de segurança e qualidade dos alimentos vai desde o campo até a mesa das pessoas, tendo o cuidado de selecionar cuidadosamente as matérias-primas utilizadas em nossos produtos e garantir a confiabilidade junto aos nossos consumidores", garante.
De acordo com a Nestlé, trata-se de incidente isolado. "Nossos sistemas são regularmente auditados e verificados por organismos de certificação independentes para garantir que eles cumpram nossos próprios padrões internos, padrões ISO reconhecidos internacionalmente e todos os requisitos regulatórios aplicáveis. Esse é um incidente isolado e, como parte dos nossos esforços contínuos para melhorar, estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir que não ocorra novamente", concluiu.
Confira a relação completa dos produtos e lotes afetados na tabela abaixo. O lote e data de validade estão gravados no fundo da lata.

