Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Arquivo/Fieto

Foto: Arquivo/Fieto

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Federação das Indústrias do Estado (FIETO), divulgado na manhã desta sexta-feira, 23, apresentou uma pequena variação positiva entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Ao passar de 48,2 para 48,8 pontos o resultado superou o registrado no mesmo período do ano passado, embora tenha ficado um pouco abaixo dos 50 pontos, indicando falta de confiança do empresário industrial tocantinense.

A pesquisa aponta ainda uma piora na percepção dos empresários em relação a situação atual da economia e de seus negócios em comparação com os últimos seis meses. O indicador de Condições Atuais, que em dezembro ficou em 41,5 pontos, em janeiro caiu para 41,1, abaixo da linha divisória dos 50 pontos.

Já o indicador de expectativas passou de 51,6 para 52,7 pontos entre dezembro e janeiro, sinalizando maior otimismo dos empresários do setor em relação aos próximos seis meses e quanto ao desempenho de seus negócios, embora persista uma avaliação mais cautelosa quanto ao cenário econômico. Na pesquisa nacional o ICEI registrou 48,5 pontos, patamar próximo ao observado no Tocantins.

Ao avaliar o resultado, a técnica em pesquisa da Fieto, Gleicilene Bezerra da Cruz, destacou que ao permanecer abaixo da linha de confiança o ICEI reflete as avaliações das condições atuais e das perspectivas para a economia, comportamento observado também na pesquisa nacional.