O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, sancionou uma nova lei que pretende incentivar a contratação de mão de obra de pessoas acima de 60 anos, promovendo a reinserção de idosos no mercado de trabalho, além da valorização e encorajamento desta parcela da população.
De acordo com a Lei Municipal nº 3.548, publicada no Diário Oficial nº 3.436, de 20 de janeiro de 2026, o município institui um programa de políticas públicas direcionadas à pessoa idosa, realizando parcerias com a iniciativa privada para capacitação e contratação.
“Estas ações serão realizadas de forma gradual e progressiva, integrando as entidades do terceiro setor e a sociedade civil organizada, inclusive as categorias dos trabalhadores e dos empresários. O projeto irá promover a intermediação de mão de obra e o acesso ao trabalho junto às empresas, comércios e serviços localizados em Araguaína por meio de convênios, garantindo que estas empresas participantes mantenham postos de trabalho destinados a este público”, explica o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.
Trabalho de capacitação
Para garantir a contratação deste público, a Prefeitura de Araguaína irá promover a qualificação técnica dos profissionais acima de 60 anos, se enquadrando nas exigências das vagas oferecidas pelo mercado, oferecendo cursos com metodologias que valorizem as experiências acumuladas da pessoa idosa e possibilitando o desenvolvimento de novas habilidades.
“O ponto mais importante deste trabalho é a melhora da qualidade de vida da pessoa idosa, sabemos que muitos têm dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, o que cria situações de vulnerabilidade social. Trabalho com remuneração justa e carga horária de trabalho adequada, promove a dignidade do idoso, melhora o bem-estar e a erradicação da desigualdade social”, destaca a presidente do Conselho do Idoso de Araguaína, Maria José Pereira.
Em um trabalho conjunto da Assistência Social e Educação, o município também irá promover a elevação da escolaridade dos beneficiários do programa, estimulando a reinserção em cursos oficiais de ensino fundamental, médio, técnico e superior.

