Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Brasil-China

A cooperação educacional entre Brasil e China foi tema de reunião realizada no Ministério da Educação (MEC) na quarta-feira, 11 de fevereiro, entre os dois países. O encontro reuniu representantes da pasta e, entre a delegação chinesa, o ministro conselheiro da Embaixada Chinesa no Brasil, Xing Wenju. 

Na ocasião, foi discutido um acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entidade vinculada ao MEC, e a Universidade de Beihang para impulsionar a mobilidade acadêmica. O convênio, assinado nessa quinta-feira (12), vai oferecer a 24 doutores e 160 mestrandos e doutorandos brasileiros a oportunidade de realizar estágios na China.

Além disso, as partes dialogaram sobre o fortalecimento do ensino de seus idiomas. A China defendeu a disseminação do mandarim no Brasil, por meio da rede de Institutos Confúcio e de parcerias com os institutos federais, focando também nas ações de promoção da educação profissional e tecnológica. Em contrapartida, as autoridades debateram o reforço da Rede de Leitores Brasileiros na China, que atualmente possui três unidades em Pequim dedicadas ao ensino do português brasileiro.

As delegações também ressaltaram o Ano Cultural Brasil-China em 2026 e se comprometeram a finalizar os textos de Memorandos de Entendimento que abrangem a cooperação educacional, a troca de boas práticas e, em particular, a aplicação de inteligência artificial na educação. Para dar seguimento à parceria, o MEC foi convidado a integrar uma missão internacional e realizar uma visita à China ainda neste ano, com encontros previstos entre ministros da Educação e outras autoridades dos dois países.