Devido à grande repercussão, a Fundação Cultural do Estado decidiu prolongar o tempo da exposição “Atos e Hábitos”, do artista N Lira. A mostra, retrata em telas, situações rotineiras que fazem parte da cultura e dos hábitos do povo.
A exposição contava com 18 obras e, em menos de duas semanas, já foram vendidas oito delas. O público poderá visitar a Galeria de Arte Mauro Cunha, na sede da Fundação Cultural, em horário comercial, até a próxima sexta-feira, 24.
O artista
Nilton César Pereira Lira, o N Lira, trabalha na elaboração e divulgação do artesanato do Tocantins como forma de sustentabilidade e rentabilidade da comunidade de Ananás. Foi o criador dos bonecos feitos em jatobá, que abrilhantam também a Loja de Artesanato da Fundação Cultural do Estado.
Natural de Ananás, iniciou na área de artes plásticas na década de 90, quando estudou pintura a óleo com Roberto Teixeira de São Paulo, de 1994 a 1996, e com o mestre Papas Stefanos, de 1999 a 2002, em Goianira, Goiás.
Participou da I Semana de Arte e Cultura da UCG, em Goiânia, e de Oficinas Ambulantes promovidas pelo Acervo Goiano, em 2001. Em 2002, participou da Oficina de Artes, no Memorial do Cerrado e do Seminário de Artes e Cultura, em Anápolis. Em 2003, estudou escultura com Gabriel Machado. Em 2004 e 2005, participou das edições da EXPO BRASIL, realizada em Olinda – PE, Fortaleza – CE e Palmas-TO.
Já expôs no hotel Samambaia, em Goiânia; no InstitutoTocantinense de Artes, em Araguaína; na Embaixada da Áustria; no Festival Internacional de Cultura Artes (FICA), na cidade de Goiás; na Galeria IV Centenário, em São Paulo, entre outros espaços culturais.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural