Um assunto recorrente na prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são as fontes renováveis de energia. Você está preparado para responder a questões sobre este tema? Para te ajudar, o quadro Pode Cair no Enem entrevista o professor de Biologia Rafael Cafezeiro, do site QG do Enem. ''O teste cobra também a contextualização do problema. Nós precisamos constantemente de energia, seja para uso doméstico, no trabalho ou nos transportes'', ensina Cafezeiro.
As usinas hidrelétricas produzem grande parte do abastecimento das indústrias e cidades e respondem por mais da metade da capacidade do Estado. Outra fonte expressiva de energia é o petróleo, utilizado em veículos motores e responsável pela alimentação das usinas termoelétricas. A descoberta das reservas de petróleo nas camadas de pré-sal nas bacias sedimentares de Santos, Campos e Espírito Santo são importantes pois podem proporcionar ao Brasil a condição de exportador de petróleo.
Alternativas
Um dos indicativos do nível de desenvolvimento de um País é a potência de suas fontes de energia. A região Sudeste, a mais industrializada do país, busca uma forma de lidar com a seca no Sistema Cantareira. Responsável pela captação, tratamento e distribuição de água na Grande São Paulo, o sistema registra atualmente baixo volume de água. A dependência energética das usinas hidrelétricas contribui para a crise do setor, que possui poucas opções quando os períodos de estiagem baixam os níveis dos reservatórios. ''Usamos poucas formas alternativas de energia e o país não possui estrutura suficiente para a substituição das velhas fontes. Em caso de dificuldade, ainda acionamos as usinas termoelétricas'', constata o professor.
Outras matrizes de energia podem ajudar neste quadro, entre elas a eólica, a nuclear e a solar. No entanto, para o estabelecimento efetivo destas variações, é necessário investimento e estudo das condições necessárias para sua geração. (EBC)