Uma das formas de se promover ações efetivas visando à melhoria da educação é por meio de avaliações periódicas da aprendizagem. Desta forma, o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto) foi criado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para avaliar a educação básica na rede estadual, promovendo a modernização da gestão e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, com vistas à melhoria dos indicadores educacionais do Estado.
O Saeto conta atualmente com três avaliações anuais realizadas no início, no meio e no final do ano. O objetivo da primeira, chamada Avaliação Diagnóstica/Entrada, é mapear a situação da educação básica quando inicia o ano letivo; da segunda – Avaliação Processual – é acompanhar a aprendizagem e traçar metas para corrigir possíveis problemas; e da terceira, denominada como Avaliação Final/Saída, visa mapear a aprendizagem promovida durante o ano letivo e traçar metas para o ano seguinte.
Entre os dias 14 e 22 de agosto, os estudantes da rede estadual e os das redes municipais, cujas prefeituras assinaram termo de cooperação com a Seduc, realizarão a Avaliação Processual, a segunda das três avaliações que compõem o Saeto. Além de avaliar a situação da aprendizagem no meio do ano letivo, esta segunda prova também irá apontar quais são os pontos a serem melhorados pensando nas avaliações externas que ocorrerão para a educação pública neste ano.
“As avaliações realizadas pelo Saeto desempenham um importante papel no processo educacional dos estudantes da rede estadual, pois permitem a identificação dos avanços e das dificuldades no ensino e aprendizagem. Nesta fase, serão aplicadas as provas da Avaliação Processual que, além de acompanhar a aprendizagem, visa também apontar o que precisa ser melhorado, tendo em vista que neste ano temos avaliações externas, como o Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica]”, destacou o gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Jhonata Moreira Pereira.
Participam do Saeto estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio de todas as escolas da rede estadual do Tocantins. Ao todo, cerca de 42 mil estudantes da rede estadual participaram das provas que envolvem disciplinas nas áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Geografia (para estudantes do ensino fundamental) e Matemática, Língua Portuguesa, Biologia, Química, Física e Geografia (para os concluintes do ensino médio).
Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.
Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.