A Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), requereu informações sobre a situação do estoque de vacinas contra a covid-19 no Estado aguardando distribuição aos municípios. Em ofício enviado nesta terça-feira, 25, ao Estado, o Nusa reforçou o pedido de celeridade e transparência na divulgação dos dados.
Entre as informações solicitadas estão: quantitativo real de doses que foram recebidas nos últimos três meses, informando quais são os fabricantes; a quantidade de doses atualmente aguardando por distribuição; e o motivo pelo qual até o momento não foram enviadas aos Municípios.
A Defensoria Pública requer, ainda, que sejam intensificados esforços para distribuição das doses. “...no escopo de aumentar a população imunizada de forma mais rápida e não prejudicar o cumprimento do plano, principalmente para a população que aguarda pela segunda dose do imunizante”.
O coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes, que assina o documento, solicita que o Executivo estadual se pronuncie em até dez dias.