A Prefeitura de Porto Nacional, em parceria com a Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização - ATR, realizam ações de fiscalização e monitoramento da qualidade da água fornecida aos moradores de Luzimangues. As diligências acontecem desde sexta-feira,15, e todos os loteamentos do distrito receberão as visitas dos técnicos envolvidos. Conforme o superintendente distrital, Flávio Monteiro, até este domingo, 17, todo o fornecimento de água será avaliado.
As ações são um desdobramento da última Audiência Pública, promovida pela câmara de vereadores no Distrito do Luzimangues, quando o prefeito de Porto Nacional assumiu o compromisso, junto à população - após relato de moradores de que água distribuída pela BRK no distrito estava com coloração inadequada -, de cuidar para que o problema fosse solucionado.
Flávio Monteiro elogiou o compromisso que o prefeito Ronivon Maciel e o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues estão demonstrando com a população do Luzimangues e destacou que há anos as pessoas vêm fazendo reclamações em relação ao abastecimento e a má qualidade da água. "Durante a audiência pública realizada pela câmara municipal, o prefeito Ronivon Maciel, o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues e nós da subprefeitura nos comprometemos com a população de levar o mais rápido possível os técnicos para fazerem essa vistoria em diversos locais do Distrito. Para mim, enquanto superintendente distrital, é muito importante honrar este compromisso que os gestores fizeram com a população de Luzimangues, que hoje está sendo ouvida”, pontuou.
Conforme o presidente da Agência Municipal de Regulação, Fiscalização e Meio Ambiente (ARPN), Fabrício Machado, a instituição realizará bimestralmente, o controle da água distribuída em Porto Nacional e do lançamento do esgoto tratado no entorno do lago. “Estamos vigilantes e iremos cobrar todos os investimentos em água e esgoto na cidade, pactuados até 2024, conforme previsto no contrato concessionário 157/99, montante este próximo de 40 milhões em investimentos em água e esgoto. Precisamos do apoio de toda a população para garantir que este serviço seja prestado com qualidade e em breve teremos uma linha 0800 para denúncias e melhor fiscalização dos serviços prestados na cidade”, declarou.
O comerciante Carlos Oliveira, que é morador do distrito de Luzimangues e que participou da audiência pública realizada na quarta-feira,13, e acompanhou as vistorias na sexta-feira, 15, falou da satisfação em ver as promessas começando a virarem realidade. “É gratificante ver de perto as demandas da comunidade sendo levadas a sério. Isso mostra que o prefeito realmente está comprometido com a sociedade de Luzimangues”, frisou.