O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), apresenta nessa terça-feira, 19, mais uma importante ferramenta para auxiliar o pequeno e médio produtor no desenvolvimento da sua atividade produtiva, o RuralSolo.
A ferramenta, idealizada e elaborada pelo extensionista Gilberto Marques, com apoio do engenheiro agrônomo Marcos Barbosa e Souza, tem como finalidade subsidiar os técnicos dos escritórios locais, de forma prática e ágil, na interpretação e nas recomendações das análises de solos.
O engenheiro agrônomo explica que a ferramenta é uma planilha de uso exclusivo dos extensionistas do Ruraltins, baseada em publicações feitas pela Embrapa para nossa região do Cerrado, cujo objetivo é apoiar os técnicos de forma ágil na interpretação e na recomendação de correção e adubação do solo, de acordo com a cultura e o tipo de cultivo.
“Nela, estão inseridas 61 culturas diferentes, com cultivos anuais, perenes e forrageiras, acompanhada da proposta de recomendação. Dessa forma, com base nas informações do laudo da análise, o técnico aplica na planilha, conforme a cultura e o tipo de cultura, e, baseado na ferramenta da planilha tem à disposição informações que orientam sobre as recomendações a serem aplicadas”, explicou Marcos Barbosa.
Para o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, essa ferramenta elaborada pelos técnicos do órgão vem para somar às ações do Governo do Tocantins no sentido de impulsionar e fortalecer o setor agrícola tocantinense, especialmente do pequeno e médio produtor, público assistido pelo órgão rural. “Com o RuralSolo, vamos agilizar os procedimentos técnicos na recomendação de correção e adubação nas mais diversas culturas produzidas no Tocantins”.
Fabiano Miranda ressaltou que está bastante animado com esta planilha e orgulhoso de ser um produto do órgão que, com certeza, vai gerar resultados na assistência técnica e extensão Rural. “Também contamos com um forte aliado neste trabalho de análise de solo, que é a parceria com a Unitins [Universidade Estadual do Tocantins], que disponibilizou para o órgão 1.000 análises de solo e, destas, já realizamos cerca de 400. E agora, com a análise feita e a aplicação das informações da planilha, o técnico vai poder orientar o produtor, com mais agilidade, sobre quais nutrientes são necessários para melhorar e aumentar a produtividade na sua lavoura, fortalecendo cada vez mais a agricultura no nosso Estado”, frisou o presidente do Ruraltins.
Para apresentar e alinhar os procedimentos da nova ferramenta, o diretor de assistência Técnica e extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz, explica que já está programado para esta semana, de 19 a 22 de outubro, o treinamento dos técnicos das sete unidades regionais.
“Essa planilha foi criada pela equipe da Gecred [Gerência de Crédito], ou seja, mais um produto elaborado por nossos técnicos e que irá facilitar os trabalhos de recomendação, de correção e fertilidade do solo, bem como adubação de culturas, consolidado mais uma forte atuação do órgão rural na execução da Ater [Assistência Técnica] pública em nosso Estado”, explicou o diretor.
A apresentação será nessa terça-feira, às 9 horas, junto com o treinamento para os técnicos das Regionais de Paraíso do Tocantins e Gurupi; em seguida, na quarta-feira, 20, para os técnicos de Miracema do Tocantins e Araguaína; na quinta-feira, 21, de Porto Nacional e Taguatinga; e na sexta-feira, 22, da regional de Araguatins e Central em Palmas.