Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Durante o evento Cidade-Ferrovia, nessa quarta-feira, 8, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, afirmou, “temos um gigante adormecido em Araguaína que queremos acordar”. Junto com a empresa pública Valec e especialistas em logística, foi apresentado aos empresários da região os modelos de negócio e vantagens do transporte comercial por meio dos trilhos. 

“Desde 2013, estamos promovendo uma transformação em Araguaína em várias áreas, na saúde, na infraestrutura, educação, tecnologia, lazer, esporte e outras. Isso contribui no trabalho de prospecção de novos investidores, porque todos queremos uma cidade mais estruturada para viver. Assim, melhoramos a qualidade de vida das pessoas e geramos emprego e renda”, explicou Wagner. Além do prefeito, o evento contou com palestra do secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Helter Dantas.

Operação em 2022

O objetivo do evento é instruir os empresários para participação em editais públicos que darão concessão de uso da área pública da Ferrovia Norte-Sul em Araguaína, que fica próxima ao trevo da TO-222 com Babaçulândia. O local tem cinco linhas construídas para facilitar a implantação de vários pátios e transbordo de grandes volumes de diversos segmentos comerciais.

“Já temos um interessado em montar um terminal de líquidos. Estamos nos ajustes finais para o lançamento do edital, que deve ser lançado neste mês. O leilão é realizado no mês seguinte e dentro de mais dois meses a empresa já estará em operação”, contou o superintendente de Negócios e Inovação da Valec, Danilo Miranda.

Interesse comercial

Araguaína é sede de grandes empresas nacionais, sendo uma delas o Grupo J.Demito. Segundo o diretor Ricardo Winter, a empresa deve comercializar 7 milhões de toneladas de calcário agrícola e gesso neste ano, e se tornar a maior do segmento no Brasil. “Norte, Nordeste e Centro-Oeste são o novo Brasil, com crescimentos de dois dígitos na produção. Estamos aqui para aprender sobre o transporte, que pode ajudar na expansão das nossas vendas”.

Outra gigante nacional, a Kothe Transporte e Logística, também teve representante no evento. O diretor Josiney Fermino contou que a empresa iniciou o investimento em grãos e ainda vê oportunidade no transbordo das cargas. “O produtor vai precisar de caminhões para fazer a conexão entre a ferrovia e a fazenda. Além disso, entramos no ramo de armazenamento e beneficiamento de grãos”.

Como utilizar a ferrovia

Para iniciar o processo para implantação de um pátio, o empresário deve entrar em contato com a equipe comercial da Valec, que dará suporte técnico para o negócio.