Em reunião realizada na Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO), nesta sexta-feira, 13, a gestão da Pasta recebeu dezenas de médicos cirurgiões, para alinhamento das ações de 2023 e agradecimento pelo empenho e dedicação das equipes no ano de 2022. Das mais de 10 mil cirurgias eletivas realizadas no ano passado, oito mil foram feitas dentro dos hospitais estaduais. O trabalho da gestão, em conjunto com os profissionais proporcionou alívio a milhares de famílias que esperavam por um procedimento cirúrgico no Tocantins.
Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, reforçou a importância do trabalho conjunto. “Parabenizamos todos os profissionais pelo grande trabalho realizado em 2022 e a ideia é seguirmos juntos em buscar novas propostas e estratégias para melhorar o atendimento do paciente. Pretendemos ampliar nossas cirurgias e melhorar a qualidade dos procedimentos. Temos uma equipe maravilhosa, com profissionais capacitados e estamos proporcionando melhores ambientes de trabalho com equipamentos modernos, medicamentos e insumos para subsidiar o trabalho deles. Isso é fruto do planejamento que fizemos e esta reunião visa isso, agradecer e alinhar os planos futuros”, disse.
O gestor pontuou que “vale destacar que as mais de oito mil eletivas feitas em nossos hospitais, no ano de 2022 é também resultado de todas as equipes multiprofissionais, que compreende, enfermeiros, técnicos de enfermagem, instrumentistas, maqueiros, pessoal de limpeza e todos os demais que atuam nas unidades, a quem agradecemos também, pela dedicação”, disse Piva.
Representando a equipe de Neurocirurgia do Hospital Geral de Palmas (HGP), a médica Adria Simões afirmou que “é muito importante a aproximação da gestão da Secretaria da Saúde e as equipes médicas. É necessário ter uma comunicação efetiva, nossas demandas são da ponta, do atendimento direto ao paciente e agora estão sendo ouvidas. Esses momentos proporcionam uma linguagem universal, com melhorias dos serviços e da realidade dos atendimentos, estamos muito felizes, espero que continuem”, enfatizou.
Recorde
O Estado do Tocantins realizou 10.331 mil cirurgias eletivas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022. O número superou a meta de seis mil planejadas pela Gestão e o total de todos os anos anteriores e é resultado das ações do Governo do Tocantins, que investiu em equipamentos, ampliação de hospitais da rede própria, pagamento de plantões extras, convênios com municípios e credenciamento de hospitais privados. Do total realizado, mais de 8 mil foram feitas pelas unidades hospitalares e profissionais de saúde das unidades geridas pela SES-TO.
Fila
Em todo o Estado, ainda há 4.026 pessoas no Sistema de Gerenciamento de Lista de Espera (Sigle), à espera de uma cirurgia eletiva.