A corredora Elivanir Barbosa venceu no domingo, 10 de março, a 1ª Corrida Inclusiva da Mulher, na Praça do setor Padre Luso, em alusão ao Dia das Mulheres. Em janeiro ela já havia vencido a 2ª Corrida e Caminhada de Reis na cidade.
A prova de domingo foi um evento conjunto realizado pelo Instituto Fundav (Fundação do Direito à Vida), em parceria com a Prefeitura de Porto Nacional, por meio das secretarias municipais de Esportes e Juventude, da Cultura e do Turismo e da Assistência Social e Habitação, além do apoio da Secretaria Estadual dos Esportes e Juventude, Sicredi, Sesi, dentre outros.
Para a coordenadora geral de Esportes, Helenice Carvalho, a organização da corrida voltada às mulheres do município foi essencial. “É mais um evento, mais um trabalho bem sucedido que nós estamos desenvolvendo. Hoje é em comemoração ao Dia da Mulher, um dia muito especial para todas as mulheres, nós não poderíamos deixar de fazer esse evento. Então, parabéns a todas as mulheres, as participantes, as atletas, e vamos lá continuar desenvolvendo o esporte e praticando a corrida”.
Durante a entrega dos troféus e subida ao pódio, estavam as representantes de cada parceiro, bem como do Coletivo de Mulheres. A premiação também foi composta por medalhas e quantias para os vencedores das categorias geral, cadeirante, morador portuense, PcD físico e intelectual, além dos classificados por faixa etária (dos 16 aos mais de 60 anos), tanto no feminino quanto no masculino. Ao todo, a Prefeitura Municipal ofereceu R$ 9.200,00 em dinheiro.
Raiane Nunes é uma das atletas que participou do evento e teve a oportunidade de correr pela primeira vez. “É a primeira corrida que eu participo e sendo uma corrida em comemoração do Dia da Mulher, ela tem um brilho especial, então eu como mulher fiquei muito satisfeita por conseguir completar esse trajeto e comemorar o meu dia de uma forma tão especial como é o esporte”, contou.
O diretor geral do Instituto Fundav, Capitão Diógenes, ficou satisfeito pela participação diversa em várias categorias. “Foi a primeira edição da primeira corrida, inclusive a da mulher, aqui em Porto Nacional. Teve várias categorias, masculino e feminino, PcD também, e nós realizamos uma prova histórica e maravilhosa”. No local, foram instalados pontos de apoio e todo o trajeto sinalizado teve o acompanhamento da equipe do Detran e da Polícia Civil.
Confira a classificação completa:
Geral feminino
1º Elivanir
2º Erica Cristina
3º Eliza
4º Cristina
5º Hayllana
Geral masculino
1º João Fernandes
2º Cezídio
3º Antonio (Nego Léo)
4º Volnio
5º Judson
Morador de Porto feminino
1º Aliane Fontoura
2º Janete Dal Ponte
3º Líria Pereira
4º Ivana Ornelas
5º Ana Paula Pacheco
Morador de Porto masculino
1º Diego Camargo
2º Gabriel de Sousa
3º Marciel Menezes
4º Clezio Tavares
5º Misael Evangelista
16 anos a 29 anos feminino
1º Hellen Santos
2º Blanche de Montleau
3º Thayná Marcelino
16 anos a 29 anos masculino
1º Lucas Pinheiro
2º Jesival
3º Alef Felipe
30 a 39 anos feminino
1º Jéssica Caldas
2º Lana Anielly
3º Kássia Cerqueira
30 a 39 anos masculino
1º Fagner Junior
2º Raimundo Nonato Mascarenhas
3º Mércio
40 a 49 anos feminino
1º Tatianne Santos
2º Elizane
3º Fernanda Campos
40 a 49 anos masculino
1º Clebson Miranda
2º Aldaires Pacheco
3º Domingos Lira
50 a 59 anos feminino
1º Dorile
2º Surama
3º Rosilma
50 a 59 anos masculino
1º Adautro Conceição
2º Valdeny Pereira
3º Deusimar (Zuca)
60 anos acima feminino
1º Maria Luiza
2º Temis Parente
60 anos acima masculino
1º José Paulo
2º Dilson
3º Jevhaldo
PcD intelectual feminino
1º Carleane Tavares
2º Mara Venerana
3º Karen Lorraine
PcD intelectual masculino
1º Guilherme Moreira
2º Carlos Eduardo
3º Ezequiel Tavares
PcD físico feminino
1º Luziana Rodrigues
2º Thaís Mello
3º Ilza
PcD físico masculino
1º Orlando Rodrigues
2º Domingos Ferreira
3º Yngledhan Araújo
Cadeirantes
1º Neston
2º Clésio.