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Estado

Foto: Marcos Miranda/DPE-TO

Foto: Marcos Miranda/DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) reforça que os serviços jurídicos prestados pela Instituição são gratuitos e que não entra em contato, por meio de aplicativos como WhatsApp, para pedir Pix ou outra forma de pagamento para consultar ou dar andamento em processos.

A DPE informou que em 2024 a instituição identificou tentativas de fraudes em que pessoas de má fé usaram o nome de defensores públicos e também de servidores para abordar cidadãos e solicitar pagamentos indevidos.

Segundo a DPE, os golpistas entraram em contato por meio de aplicativos de mensagens, se passando por membras da Instituição, exigindo valores para dar andamento a processos jurídicos.

A Instituição reforça que se alguém entrar em contato se apresentando como defensor ou defensor público, ou até mesmo se passando por servidores da Defensoria Pública, e pedir qualquer pagamento ou informações financeiras, que o cidadão desconfie e denuncie. "Fique atento ao fato de que muitas vezes os golpistas usam no perfil a foto e o nome da defensora ou defensor público que fingem ser.  Todas as informações de contato oficiais estão disponíveis no site da Instituição", acrescenta a DPE/TO.