Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom 3ª CIPM

Foto: Ascom 3ª CIPM

Uma mulher conseguiu salvar a filha recém-nascida após receber orientações de um policial militar do 3° Batalhão de Polícia Militar (3° BPM), por telefone, na noite de sexta-feira, 10, na cidade de Pedro Afonso. A bebê, que estava com apenas quatro dias de vida, se engasgou enquanto mamava e estava com dificuldades para respirar e ficando roxa, quando a mãe fez manobras explicadas pelo socorrista.

A ocorrência teve início quando a dona de casa, moradora do setor Aeroporto II, percebeu que a bebê estava engasgada e ligou para o número 190 da Polícia Militar. O atendimento foi feito pelo soldado Natanael Cleberson Monteiro Ramos, que, com calma e profissionalismo, explicou como realizar a Manobra de Heimlich, técnica usada para desengasgar pessoas.

A mãe, com o apoio do esposo, seguiu as orientações e conseguiu desengasgar a criança, que voltou a respirar normalmente e começou a chorar.

Enquanto o soldado Monteiro orientava a mãe, sua colega de plantão, a soldado Vanderleia Ramos Carvalho Gonçalves, acionou uma ambulância para levar a bebê ao Hospital Regional de Pedro Afonso. Após ser examinada pela equipe médica, a recém-nascida foi liberada e retornou para casa.

Os soldados Monteiro e Vanderleia foram ao hospital verificar o estado da criança e receberam o agradecimento emocionado dos pais e familiares. “Somos eternamente gratos”, declarou a mãe da bebê. (Com informações PMTO)