O Bloco da Fê integra a programação do Carnaval da Fenty Ampla, coletivo de blocos de Palmas, com uma proposta voltada à inclusão e diversidade. Criado pelo Coletivo Flácido para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para o público LGBTQIAPN+, o bloco mantém um forte engajamento social.
Em 2025, a iniciativa segue com sua parceria com a Casa A+, instituição que presta assistência a pessoas que vivem com HIV/AIDS em Palmas. Como parte das ações de apoio, o bloco organizou, no início de fevereiro, um evento beneficente para arrecadar recursos para a organização.
O diretor do bloco, Filipe Porto, ressalta o compromisso do Coletivo Flácido com a ocupação do espaço público de maneira festiva e respeitosa. “Acreditamos que o Carnaval é um espaço de liberdade, e nosso compromisso é garantir que todas as pessoas possam vivê-lo com segurança e respeito. O Bloco da Fê nasceu com essa missão: promover a inclusão, ocupar as ruas e, ao mesmo tempo, fortalecer ações sociais que fazem a diferença na vida da comunidade LGBTQIAPN+,” afirma.
Este é o terceiro ano que a “Fê” vai para a rua no carnaval e pelo segundo ano seguido apoia a Casa A+. “A iniciativa contribui para a valorização da cultura popular, ao mesmo tempo em que levanta debates essenciais sobre inclusão e direitos da população LGBTQIAPN+”, reforça Filipe.
Fenty Ampla
A participação do Bloco da Fê ocorre dentro do Carnaval organizado pelo Coletivo Fenty Ampla, que, pelo terceiro ano consecutivo, promove a festa de forma independente. Sem financiamento público, o evento é viabilizado por meio da colaboração entre os blocos e de uma campanha de financiamento coletivo aberta à comunidade.
O coletivo Fenty Ampla reúne ainda os blocos Na Doida, Meu Bloco, Bateria Boto Fé Nesse Carna, Pirarucu, Brilhosa e Tô Pagodeira. O Carnaval do coletivo terá início no dia 28 de fevereiro, com o Balada Bus e o Fervo Meu Bloco. No dia 1º de março, haverá uma concentração na frente do Infinity Hall, seguida pelo Bloco Na Doida. No dia 2, a programação será gratuita e ocorrerá em frente ao Bar do Torresmo. No dia 3, o evento se encerra com mais uma concentração de rua (em frente ao Lanterna) e o Baile de Máscaras do Lanterna.
Leia também:
Bloco Brilhosa promove concurso de sósias de Fernanda Torres no carnaval dos blocos de Palmas
Fenty Ampla promete Carnaval completo em Palmas, com domingo aberto e gratuito