Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cultura popular do Tocantins segue vibrante e em constante transformação com a aprovação do projeto Batuque do Barro no edital de subsídio da Lei Aldir Blanc, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura e pelo Ministério da Cultura. Idealizado pelo ceramista e artista popular Wanderley Batista de Carvalho, o projeto visa preservar e divulgar a tradição da cerâmica artesanal e sua conexão com as manifestações rítmicas ancestrais.

Para Wanderley Batista, a seleção do projeto representa o reconhecimento da relevância da arte popular e do trabalho realizado ao longo dos anos. "A cultura do barro e do tambor se entrelaçam na história do nosso povo. O Batuque do Barro é mais do que uma experiência artística; é um resgate das nossas raízes e uma forma de perpetuar saberes tradicionais", afirma o artista.

O projeto tem como objetivo promover oficinas de confecção de instrumentos cerâmicos e aulas de musicalização, oferecendo também atividades que abrangem desde a fabricação dos instrumentos até sua utilização em manifestações culturais. A grande novidade desta edição é que, além dessas atividades já desenvolvidas, o Batuque do Barro agora contará com aulas de libras e de performance de palco, ampliando o acesso e o aprendizado das crianças e jovens do projeto.

Segundo Wanderley, o processo criativo envolve as comunidades locais e dá continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Ele destaca, ainda, a importância da Lei Aldir Blanc como um mecanismo vital de apoio a iniciativas culturais, permitindo a manutenção e expansão de projetos como o Batuque do Barro. Com o recurso aprovado, o projeto poderá continuar suas atividades, oferecendo mais oficinas, apresentações culturais e melhorias no espaço, garantindo a continuidade e o fortalecimento da cultura popular no estado.