Estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais de escolas particulares e tiverem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, além de indígenas e quilombolas podem participar do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) gratuitamente. Esse direito está especificado nos critérios do edital de abertura do Exato 2025 - 1ª edição - mas para ser assegurado os interessados precisam fazer a solicitação da isenção e enviar a documentação comprobatória para análise por meio da plataforma online. O prazo para isso começa nesta quarta-feira (26) e termina no dia seguinte, dia 27.
O resultado preliminar dos pedidos de isenção está previsto para ser divulgado no dia 11 de março. Depois disso, os autores de pedidos indeferidos terão um dia para recurso, caso queiram apresentar nova documentação. O resultado final das isenções homologadas será publicado dia 17 de março.
O pedido de isenção de taxa não substitui o processo de inscrição. Ou seja, o estudante que solicita a gratuidade também precisa se inscrever para realizar a prova. As inscrições, que custam R$ 70, começaram na segunda-feira (24) e seguem até as 17h do dia 7 de abril.
O pagamento da taxa deve ser feito por meio específico (boleto bancário gerado no ato da inscrição) até o dia 8 de abril para que a inscrição do participante seja efetivada, O participante que realizar a inscrição e solicitar a isenção deve aguardar a resposta do pedido antes de pagar o boleto, pois o valor não poderá ser devolvido. Caso tenha o pedido deferido (aprovado), ele deverá ignorar o boleto bancário gerado. Se o pedido for indeferido (negado), deverá efetuar o pagamento para ter sua inscrição confirmada.
Justificativa de ausência
Quem tiver isenção de taxa concedida no Exato 2025 - 1ª edição e não comparecer no dia da prova, vai precisar justificar a ausência. Do contrário, poderá ter o pedido de isenção recusado em edições futuras do exame. A justificativa deverá ser formalizada no dia 11 de junho, conforme os procedimentos especificados no edital.
Sobre o Exato
O Exato é um exame que habilita os estudantes a participarem de diversos processos seletivos para concorrer a vagas em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Em 2025 serão realizadas duas edições do Exato. A primeira, que tem inscrições abertas até o dia 7 de abril, será realizada no dia 18 de maio em 14 municípios do Tocantins: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.
As informações oficiais sobre o Exato são divulgadas no site www.uft.edu.br/exato e no perfil do Instagram @acessoexato. (UFT)