Com o objetivo de ampliar a imunização e conscientizar os tutores sobre a importância da prevenção da raiva, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou, na última sexta-feira, 28, o Pet Day na Via Lago, como parte de uma campanha que será realizada até o dia 31 de maio em Araguaína. A ação resultou na vacinação de 110 cães e gatos e contou com a participação de parceiros que forneceram orientações sobre cuidados essenciais para os pets, além de brindes.
De acordo com o CCZ, a raiva é uma zoonose com 100% de letalidade, o que torna a imunização a principal forma de prevenção, por isso, ela é essencial para a proteção dos animais e da população. A médica veterinária do CCZ, Luciana Coelho, destaca a importância da campanha, especialmente para manter Araguaína livre da doença.
"Infelizmente, tivemos um caso de raiva no Tocantins no final do ano passado. No entanto, em Araguaína, já são 25 anos sem registros da doença em cães e gatos, e isso se deve, principalmente, à vacinação. Esses animais estão mais próximos do nosso convívio, por isso, a vacinação é fundamental para garantir a segurança de todos. Esperamos que a população contribua e leve seus pets para imunização", pontua.
Parceiros do Bem
A ação contou com parcerias das empresas Amazônia Pet e da Distribuidora Birivet/Vetnil, que auxiliaram na conscientização dos tutores. Enquanto a Amazônia Pet prestou orientações sobre a importância da vermifugação e vacinação dos animais, reforçando sua parceria com o CCZ, a Distribuidora Birivet/Vetnil bateu um papo com os visitantes sobre parasitas, além de distribuírem shampoos e condicionadores de alta durabilidade, fornecendo suporte na prevenção de parasitoses.
Enquanto passeava pela Via Lago com seu cachorrinho, a empresária Nádyla Rodrigues se deparou com a ação de vacinação realizada no local. Para ela, a iniciativa foi uma grande oportunidade, já que havia enfrentado dificuldades para encontrar vagas em outros pontos da cidade.
"Achei essa ação excelente, porque já tinha ido a clínicas em busca da vacina e não havia disponibilidade. Eu realmente precisava. A campanha é fundamental, principalmente para quem não tem condições de pagar pela imunização. Para quem precisa economizar, essa oportunidade faz toda a diferença. Afinal, para muitas pessoas, os pets são como filhos, então essa iniciativa foi incrível”, ressaltou a tutora.
Vacinação em casa
Desde 10 de março, a campanha de vacinação antirrábica está em andamento nas zonas urbana e rural de Araguaína e já realizou a imunização de 5.934 animais, 18% da meta de 32.652 mil animais até o final da campanha, em 31 de maio.
Até o momento, na zona rural, já foram vacinados animais da Água Amarela, Pilões, Brejão, Inhuma, Jacuba, Jacubinha, Sargento Edson e está em andamento a vacinação na região do Daiara e NPA. Na zona urbana, as equipes de vacinação já visitaram os setores Costa Esmeralda, Parque Primavera Norte, Barros, Parque Bom Viver, Construindo Sonhos, Monte Sinai, Jardim Flamboyant, Maracanã, Universitário e Jardim das Mangueiras.
Na próxima sexta-feira, 4 de abril, das 8h às 14h, as equipes realizarão a vacinação de casa em casa nos setores Barra da Grota, Vitória e Tocantins. No sábado, dia 5, também das 8h às 14h, serão atendidos os setores Vila Norte, Vila Couto Magalhães, Belchior, Bela Vista, Presidente Lula, Setor Sul e Jardim das Mangabeiras. O cronograma de visitas domiciliares nos bairros é divulgado previamente nos canais oficiais da Prefeitura.
Pontos fixos de vacinação
Além das ações itinerantes, as doses continuam disponíveis no CCZ e no Centro Municipal de Castração de Cães e Gatos, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Durante a campanha, o CCZ também realiza atendimentos aos sábados, das 8h às 14h, e mantém a imunização por meio de visitas domiciliares em bairros mais afastados.
O CCZ está localizado na Avenida Verdes Mares, n° 21, no Parque Sonhos Dourados, e o Centro de Castração de Cães e Gatos fica na Avenida Santa Terezinha, nº 506, no Setor Santa Terezinha.