Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Mundo Pet

Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

A Prefeitura de Araguaína, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), irá realizar mais uma ação de vacinação contra a raiva em animais. O Pet Day desta vez será levado para o Parque Cimba na sexta-feira, 11 de abril, das 17h às 20h, oferecendo a aplicação da vacina contra raiva para cães e gatos, além de orientações dos veterinários do CCZ e participação de parceiros com distribuição de brindes e orientações nutricionais.

O Pet Day tem o objetivo de ampliar a vacinação antirrábica e conscientizar os tutores sobre a importância de prevenção. O último evento foi realizado na Via Lago, no final de março, com a imunização de 110 animais.

A ação faz parte da campanha organizada pela Prefeitura de Araguaína, que pretende imunizar contra a raiva mais de 32 mil animais domésticos até o dia 31 de maio, com visitas domiciliares nos bairros mais afastados do Centro e na zona rural, e no dia 10 de maio, o dia D da vacinação, com pontos de vacinação distribuídos por toda a cidade.

Mutirões nos bairros

Para garantir uma maior participação da comunidade, os agentes de combate de endemias do CCZ estão realizando visitas de casa em casa, em diversos bairros mais afastados da região central da cidade. A vacinação domiciliar é feita sempre das 8h às 14h, em bairros previamente divulgados nos canais oficiais da Prefeitura. Os próximos locais que receberão a ação serão:

11/04 (sexta-feira) - Distrito de Novo Horizonte

12/04 (sábado) - Distrito de Novo Horizonte | Parque do Lago | Lago Azul I, III e IV

Pontos de vacinação

Além da vacinação domiciliar para cães e gatos, a imunização antirrábica também está disponível nos pontos fixos: no Centro de Controle de Zoonoses, no Parque Sonhos Dourados, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados, das 8h às 14h; no Centro de Castração de Cães e Gatos, localizado na Avenida Santa Terezinha, nº 506, no Setor Santa Terezinha, com atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Erradicação da doença

A raiva é uma zoonose neurológica que não tem cura e possui letalidade de 100%. Em Araguaína, há 25 anos não são registrados casos da doença, tanto em humanos quanto em animais domésticos, como cães e gatos. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses de Araguaína, a vacinação é a principal estratégia para garantir que não surjam novos casos da doença.

Para mais informações sobre a vacinação antirrábica e esclarecimento de dúvidas, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses.