A Prefeitura de Palmas adiou para terça-feira, 15, a reunião para apresentar a proposta de pagamento da data-base de 2025, em atraso desde janeiro. A proposta deveria ser discutida com Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) e demais Sindicatos de base nesta terça-feira, 8.
De acordo com a Gestão Municipal “o adiamento se faz necessário, pois os estudos para dar uma resposta completa às solicitações dos sindicatos ainda não foram concluídos”.
A apresentação da proposta havia sido acordada em reunião, no dia 31 de março, entre o Secretário de Governo Sérgio Vieira Marques e representantes sindicais.
Assembleia Geral
O presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque, informa que caso a Gestão Municipal não apresente uma definição, realizará Assembleia Geral na terça-feira, 22, às 8h30 para deliberar junto aos servidores as ações a serem realizadas. O prazo para a realização da Assembleia segue o regimento estatutário do Sindicato.
Data-base
A revisão geral anual dos servidores municipais deve ser aplicada no mês de janeiro, conforme estabelece a Lei Municipal nº 2.105/2014. O reajuste é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que para este ano é de 4,77%.
De acordo com o Sisemp, esse percentual corresponde apenas à reposição da inflação, não representando um aumento real no salário dos servidores.
"Esperamos que a Prefeitura de Palmas apresente o percentual de reajuste e a data para o pagamento da data-base. Lembrando que o mínimo para garantir a reposição da inflação é o INPC acumulado, ressaltando que a alta dos preços tem degradado a qualidade de vida do servidor", afirma o presidente Heguel Albuquerque.
O presidente do Sisemp ressalta ainda que os servidores da Educação e os Analistas em Saúde também não receberam da data-base de 2024, acumulando DOIS anos sem o reajuste.