Empresários do setor de reparo automotivo participaram nesta terça-feira, 8, em Araguaína, do lançamento do Repara Auto – projeto de capacitação subsidiado pelo Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI), iniciativa desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae, e pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO). Em Araguaína, o lançamento contou com a parceria do Senai Tocantins que sediou o evento.
O Repara Auto é voltado para a capacitação do setor automotivo, visando aprimorar a gestão e qualificação dos profissionais, contribuindo para o fortalecimento do segmento.
A palestra “O impacto da reforma tributária no setor automotivo”, conduzida por Katia Telles Cardoso Galvão, foi um dos momentos do lançamento. A palestrante abordou como a nova reforma tributária pode alterar a estrutura de custos, incentivar investimentos em inovação e impulsionar ajustes estratégicos nas empresas do setor.
A assessora de Desenvolvimento Industrial da Fieto, Valéria Coimbra, ressaltou a importância do evento e da alocação dos recursos do Procompi para o desenvolvimento de micro e pequenas indústrias. “Essa iniciativa, fruto da união entre CNI, Sebrae, federações e sindicatos e empresários tem permitido o desenvolvimento de estratégias que aprimoram a gestão e potencializam a produtividade do setor. Aqui no Tocantins, nossa atuação, sempre alinhada às demandas locais, tem gerado projetos que dialogam diretamente com os desafios e oportunidades dos nossos empreendedores. O Repara Auto é o ponto de partida das quatro ações que temos previstas para este ano”.
O setor de reparo automotivo está inserido no segmento mecânico, o qual representa 27,4% da atividade industrial e 12,7% da geração de empregos na indústria do Tocantins, segundo o último Perfil da Indústria. O presidente do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos, Máquinas, Aeronaves e Acessórios do Estado do Tocantins – Sindirepa/TO, Cristiano Fantine Rezende, reforçou o impacto positivo da iniciativa.
“Com certeza é um ganho muito grande pro nosso segmento. A gente vai ter um momento muito importante, vamos aprender processos, aprender gestão. A pessoa que tá vindo dar o treinamento é de renome nacional, então vai ser bem proveitoso. Quem participar do Repara Auto vai aprender as tendências do momento, já que o nosso segmento muda diariamente, então com certeza vai melhorar processos na empresa, na gestão, e com isso, naturalmente o faturamento na empresa vai aumentar”.
Cássio Aumondess, proprietário do V12 Centro Automotivo, também recebeu com bons olhos a iniciativa. ”Nós temos desafios na área contábil, nas novas tecnologias que já chegaram e que algumas empresas ainda não se aperfeiçoaram nisso, o que faz com que uma boa parte desse mercado de reparação automotiva, esteja flutuando ou então se afundando realmente. Precisa pegar esse timing, se preparar, se aperfeiçoar na parte técnica, mas também como gestor da empresa para fazer com que as empresas cresçam, que as empresas tenham lucratividade”, observou o empresário.
O evento ainda contou com um showroom onde diversas marcas automotivas puderam expor seus automóveis. Estiveram presentes empresários do segmento, funcionários da indústria e autoridades locais.
Competitividade para micro e pequenas indústrias
O Procompi surge como uma resposta estratégica às demandas do setor. Com foco não só na qualificação técnica, mas também na gestão e inovação, o programa promete impulsionar a competitividade e sustentabilidade das empresas, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.
No Tocantins, os recursos do Procompi foram alocados em quatro projetos que serão realizados em 2025, abrangendo os setores automotivo, cerâmica, gráfica e comunicação visual, além do empreendedorismo feminino. Com 75% de recursos subsidiados, essas iniciativas foram projetadas a partir das demandas identificadas pela Fieto junto aos sindicatos que tem o objetivo oferecer treinamentos, capacitações, consultorias especializadas e ações estratégicas para o fortalecimento e modernização das indústrias do estado. (Fieto)