Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Miranda/DPE-TO

Foto: Marcos Miranda/DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) faz o alerta de que os serviços jurídicos prestados pela Instituição são gratuitos e, desse modo, nenhum defensor público ou servidor entra em contato, por meio de aplicativos como WhatsApp, para pedir PIX ou outra forma de pagamento para consultar ou dar andamento em processos.

Desde 2024 a Instituição tem identificado a tentativas de fraudes em que pessoas de má fé usaram o nome de defensores públicos e também de servidoras para abordar cidadãos e solicitar pagamentos indevidos. Nesta terça-feira, 25, mais uma tentativa foi identificada por uma pessoa que recebeu a mensagem, desconfiou do conteúdo e informou a Instituição.

Os golpistas entram em contato por meio de aplicativos de mensagens, se passando por membros da Instituição, exigindo valores para dar andamento a processos jurídicos. Ainda em 2024, a Secretaria de Estado da Segurança Pública foi informada.

A DPE/TO orienta que se alguém entrar em contato se apresentando como defensora ou defensor público, ou até mesmo se passando por servidores da Defensoria Pública, e pedir qualquer pagamento ou informações financeiras, desconfie e denuncie. É necessário, reforça a Defensoria, que o cidadão fique atento ao fato de que muitas vezes os golpistas usam no perfil a foto e o nome da defensora ou defensor público que fingem ser.

Todas as informações de contato oficiais estão disponíveis no site da Instituição: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/48578. (Com informações da DPE/TO)