A Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; e da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), participou na manhã dessa quarta-feira, 21, de uma reunião com o Sindicato Rural de Gurupi e diversos órgãos fiscalizadores. O objetivo foi alinhar as ações para coibir maus-tratos a animais durante a tradicional Cavalgada da Exposição Agropecuária de Gurupi, que acontece no próximo domingo, 25.
Além da Prefeitura e do Sindicato Rural, participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). As diretrizes seguem recomendações do Ministério Público, visando garantir um evento seguro e dentro das normas legais.
Medidas de proteção e fiscalização durante o evento
Entre as ações conjuntas que serão colocadas em prática estão: Instalação de pontos de apoio ao longo do trajeto, com presença de veterinários e fiscais; Veículos de suporte para remoção e transporte de animais em caso de maus-tratos; Paradas técnicas para hidratação e descanso dos animais; Ampliação da estrutura de embarcadores ao final do trajeto para escoar rapidamente os animais após o evento; Fiscalização intensificada e aumento no número de profissionais capacitados.
As recomendações aos participantes incluem a proibição do uso de esporas pontiagudas, embocaduras agressivas, chicotes com pontas cortantes, sobrecarga nos animais, jornadas exaustivas, negligência e abandono. Também será exigido atestado de sanidade animal e exames negativos para anemia infecciosa equina e mormo. Animais com doenças ou lesões não poderão participar.
Compromisso e parceria pelo bem-estar animal
O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite, destacou que o evento representa uma força conjunta entre diversos órgãos. “Estamos nos unindo para oferecer um grande evento com segurança. A Cavalgada tem uma importância cultural e econômica para Gurupi, mas também precisamos garantir que seja segura para todos, inclusive para os animais. Cada órgão tem um papel e, juntos, vamos assegurar uma festa bonita e bem organizada”, declarou.
Já o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson de Souza, ressaltou o foco no cuidado com os animais. “Teremos uma cavalgada exuberante, mas com muita responsabilidade. O aparato é grande, com a Prefeitura e vários órgãos comprometidos em garantir o bem-estar animal. Teremos veterinários, fiscais, pontos de apoio, tudo pensado para um evento seguro e bem conduzido”, disse.
Representando o Sindicato Rural, Thiago Sales, falou em nome do presidente João Victor Stival e frisou as medidas que serão implementadas pela organização. “Teremos tendas com veterinários ao longo do percurso, além de seguranças e apoiadores equipados com rádios para acionar a polícia em caso de irregularidades. Também haverá paradas para hidratação dos cavalos e aumento do número de embarcadores ao final do evento. Esperamos que esta seja mais uma vez a cavalgada mais bonita do Estado”, afirmou.
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel W. Costa, destacou o trabalho de integração e fiscalização. “Todos os órgãos estarão envolvidos até as 22h de domingo. A Polícia Militar estará presente para garantir a segurança e apoiar a fiscalização. Reforço que os participantes cuidem bem dos animais, pois, após a cavalgada, os que forem encontrados amarrados próximo a bares ou em situação irregular terão os proprietários autuados e os animais recolhidos”, frisou.
Grupo de trabalho para a Cavalgada
Como parte dos esforços para garantir a organização e segurança da Cavalgada, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e a Diretoria de Posturas, instituiu um grupo de trabalho específico para o evento.
O grupo, criado em resposta às recomendações do Ministério Público, já realizou três reuniões com participação dos seguintes órgãos: Diretoria de Posturas; AMTT; Diretoria de Meio Ambiente; Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal; Adapec; e Sindicato Rural.
O secretário da pasta, Eremilson, concluiu que a atuação conjunta reforça o comprometimento da gestão municipal em promover um evento tradicional que respeite a legislação e os direitos dos animais, ao mesmo tempo em que oferece segurança e organização ao público.