Em reunião com o prefeito Wagner Rodrigues nessa segunda-feira, 26, diretores da Gol Linhas Aéreas confirmaram o interesse de operar uma rota para Araguaína já no segundo semestre deste ano. E para avançar com as tratativas do novo voo, os diretores da companhia vão se reunir com o Governo do Estado nesta terça-feira, 27 de maio, para falar dos incentivos do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para o querosene da aviação.
“Araguaína está muito perto de receber o reconhecimento que tanto merece. Foram anos de investimentos, seguindo rigorosamente as exigências do Governo Federal, lidando com muitos desafios. Tivemos um apoio fundamental do deputado federal Alexandre Guimarães nas negociações junto ao Governo Federal, Governo do Estado e com a própria Gol. Agora estamos confiantes que o Governo do Tocantins irá fortalecer essa luta de tantos anos, atendendo o interesse da nossa cidade”, diz o prefeito Wagner.
“Nossa missão sempre foi muito clara: trabalhar com foco na operacionalização do nosso aeroporto, e assim foi feito. Sempre mantivemos contato direto com as companhias aéreas, em especial a Gol e a Azul, deixando claro a seriedade do nosso trabalho e o potencial da nossa região”, pontua Terciliano Gomes, presidente da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) de Araguaína.
A previsão é que a Gol opere na cidade com uma aeronave Boeing 737-800 com capacidade para 186 passageiros.
Investimentos
Desde o início das obras de modernização, o aeroporto de Araguaína recebeu drenagem, limpeza da área de segurança com a remoção e poda de árvores, nivelamentos das cabeceiras de pista e proteção vegetal lateral com o plantio de gramas.
O investimento contemplou também a instalação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e do EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo), todos já validados pelo CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo).
Os trabalhos ainda terão continuidade com a reestruturação e ampliação do terminal de passageiros para mais de dois mil metros quadrados, a criação de uma nova área de giro, um novo estacionamento, ampliação da seção contra incêndio e o reforço da pista.
Além disso, o acesso ao aeroporto será facilitado pela duplicação da Avenida Dionísio Farias, no Bairro de Fátima, que conecta o aeroporto à BR-153, obra financiada pela Prefeitura de Araguaína.