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Estado

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas de todo o país passaram a contar, a partir desta sexta-feira (30/05), com a opção de atendimento presencial para tratar de descontos associativos não autorizados no seu benefício. Em mais de cinco mil agências dos Correios, o serviço foi pensado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.

Logo nas primeiras horas do dia, os beneficiários começaram a ser atendidos com acolhimento, segurança e prioridade por equipes treinadas. A aposentada Maria Teresinha de Jesus foi uma das primeiras a aparecer na Agência Central de Salvador (BA). “Eu estou emocionada. Todo mundo educado, nota 10. A gente precisa de carinho. O idoso, quando chega e encontra um sorriso, um gesto de carinho, fica satisfeito. Nós queremos isso: sorriso. O Brasil tá precisando disso — carinho pra gente". 

Mais de 40 mil pessoas já foram atendidas pelos Correios em todo o Brasil até o início da tarde desta sexta-feira.

Autoridades acompanharam os atendimentos em todo o país

O início do atendimento presencial nas agências dos Correios mobilizou autoridades do Governo Federal, que acompanharam de perto o funcionamento do serviço em diferentes estados.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, esteve na Agência Central em Recife (PE) e acompanhou o primeiro aposentado a fazer a consulta no estado. Em Pernambuco, 146 agências dos Correios já estão habilitadas para acolher os beneficiários. A expectativa é de que até a próxima semana todas as 184 cidades do estado estejam com atendimento disponível, assegurando cobertura completa e humanizada. “Apesar do número grande de aposentados, não houve tumulto. O atendimento está rápido. O primeiro dia de parceria entre o Ministério da Previdência e os Correios foi um sucesso.”

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, começou o dia na agência Cidade São Paulo (SP), concedeu uma coletiva para a imprensa e reforçou a importância da ação. “Essa etapa é fundamental porque queremos alcançar justamente quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver pelo aplicativo ou pelo telefone 135. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora. Por isso, a parceria com os Correios é estratégica. É esse atendimento mais humano e próximo que o nosso público merece e precisa.”

Na agência central de Salvador, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, conversou com aposentados e pensionistas que estavam em busca de atendimento. “É importante que as pessoas se sintam acolhidas nas agências dos Correios porque a empresa é a cara do povo brasileiro. A gente se sente feliz em receber os aposentados e pensionistas, que vão receber um atendimento muito digno.”

Já o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, visitou a Agência Central de Brasília (DF) e aproveitou também para conversar com os segurados. “Essa é a determinação do Governo Federal, sob a liderança do presidente Lula: cuidar das pessoas, proteger os direitos dos mais vulneráveis e agir com responsabilidade em cada etapa do processo.”

Quem deve procurar esse atendimento?

O atendimento presencial é para pessoas com dificuldade em usar celular, computador ou internet. Mas os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se já foi feita consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.

Onde encontrar uma agência dos Correios: nos sites do INSS, dos Correios ou pela Central 135.

O que os beneficiários poderão fazer na agência dos Correios?

* Consultar se houve algum desconto no seu benefício;

* Contestar descontos não autorizados;

* Confirmar se algum desconto foi autorizado;

* Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);

* Analisar documentos enviados por associações;

* Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

O atendimento é gratuito, com prioridade e segurança, feito por equipes treinadas. Há prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

O segurado deve apresentar apenas um documento oficial de identificação. Caso não possa comparecer, pode nomear um representante legal com procuração autenticada (válida apenas para consulta).

O atendimento será feito numa plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios, garantindo a proteção das informações.

Precisa correr para ser atendido?

Não precisa ter pressa. O atendimento vai continuar disponível, sem prazo final para pedir a devolução de valores. Você será atendido com tranquilidade, sem necessidade de ir logo nesses primeiros dias.

Cuidado com os golpes

Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas:

Pelo aplicativo Meu INSS

Pelo site do INSS

Pela Central 135

E, agora, presencialmente, nas agências dos Correios.

Em caso de dúvida, os beneficiários podem procurar os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.