A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início nesta terça-feira, 15, ao mutirão de cirurgias oftalmológicas. Mais de 700 procedimentos estão previstos para as duas etapas do mutirão, com a próxima rodada programada para o mês de agosto. Nesta primeira etapa serão cerca de 200 procedimentos, entre cirurgias de catarata, pterígio e glaucoma. Os atendimentos seguem até esta quarta-feira, das 7h às 18h.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, destaca que a ação reforça o compromisso da gestão com uma saúde pública que atenda às pessoas com dignidade e resolutividade. “Sabemos da importância desses procedimentos para a vida de cada paciente e, por isso, seguimos trabalhando para ampliar o acesso. Essa é mais uma ação que demonstra o quanto estamos focados em cuidar das pessoas e melhorar os serviços ofertados à população de Paraíso”.
“Nossa missão é trabalhar com responsabilidade para melhorar a vida da nossa comunidade. Sabemos que não conseguimos fazer tudo, mas o que estiver ao nosso alcance será feito com dedicação. Eu vivi de perto a alegria de ver minha mãe recuperar a visão em um mutirão como este, e é isso que desejamos a todos os pacientes: que saiam daqui com a saúde restabelecida e a esperança renovada”, externou o secretário estadual das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional e vice-prefeito de Paraíso licenciado, Ubiratan Carvalho.
Foto: Isadora Heloysa/Ascom ParaísoO secretário de Saúde de Paraíso, Arllérico André, ressaltou que o mutirão representa um avanço importante na rede de saúde. “Com planejamento e parcerias, conseguimos acelerar a realização desses procedimentos e dar uma resposta concreta para quem aguardava na fila. É um trabalho que envolve toda a equipe e mostra que, com gestão eficiente, é possível atender mais e melhor”.
Segundo informou a Semus, as cirurgias estão sendo realizadas em pacientes que aguardam atendimento na fila da Central de Regulação de Serviços de Saúde. Os exames oftalmológicos, pré-operatórios, bem como as cirurgias estão sendo realizadas pelas equipes técnica e médica da Progest, sob o comando do cirurgião Moacir Freitas, no Hospital do Caju.
O mutirão está sendo viabilizado com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Ricardo Ayres, que destinou R$ 1,1 milhão, e Eli Borges, com R$ 500 mil.