Na alta temporada, em julho, milhares de turistas visitam as praias do Tocantins. Para garantir uma experiência eficiente aos visitantes e apoiar os pequenos negócios, o Sebrae Tocantins, em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras, promove ações por meio do Projeto Turismo Tocantins. O objetivo é preparar os donos de bares, restaurantes, pousadas e barracas de praia, para oferecer serviços com mais qualidade. O Sebrae realiza palestras e consultorias nas regiões turísticas.
Em 2025, o atendimento ocorreu em 35 cidades: Ananás, Araguacema, Aragominas, Araguatins, Araguanã, Aurora do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Caseara, Esperantina, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Ipueiras, Itacajá, Itaguatins, Juarina, Lajeado, Miracema, Novo Acordo, Palmeirante, Paranã, Pau D’Arco, Pedro Afonso, Peixe, Rio dos Bois, Sampaio, Santa Tereza, São Sebastião, Tartaruga, Tocantinópolis e Tocantínia.
Segundo o gerente do Sebrae, Bruno Vieira, a ação contribui para melhorar a organização dos serviços e aumentar a renda dos negócios. “Com orientação, os empreendedores ajustam os processos e ampliam a capacidade de atendimento. O conhecimento adquirido continua válido após a temporada e fortalece o negócio ao longo do tempo”, afirmou.
Ainda conforme o gestor, além do impacto econômico, o projeto busca estruturar os destinos turísticos do Tocantins, com foco em organização, acolhimento e sustentabilidade. “A meta é atender moradores, visitantes e os segmentos ligados ao turismo”, finaliza. (Sebrae/TO)