A clássica sobremesa Banoffee acaba de ganhar uma releitura emocionante e cheia de significado pelas mãos da chef Ruth Almeida, referência da culinária afetiva brasileira e guardiã dos sabores do Cerrado. O lançamento aconteceu durante o Carbon Free Summit 2025, realizado no dia 24 de julho em São Paulo (SP), e já pode ser saboreado na sede da Go Mama, na capital paulista.
A novidade marca o início da linha "Receitas de Mãe", criada pela Go Mama, empresa comandada pelo chef Vini Rojo, com a proposta de homenagear mulheres que alimentam o Brasil (e o mundo!) com afeto. A Banoffee da chef Ruth é a primeira receita da coleção e combina tradição com ingredientes nativos e cheios de identidade.
Feita com baru, rapadura, castanhas-do-pará, castanhas de caju, banana-da-terra e outros produtos do Cerrado brasileiro, a sobremesa resgata sabores ancestrais em uma apresentação moderna e acessível. Cada embalagem traz um QR Code que dá acesso a um vídeo de storytelling comovente sobre a trajetória da chef — algo inédito em sobremesas congeladas no Brasil.
“Essa Banoffee é mais que uma sobremesa. Ela carrega a força do Cerrado e a doçura da minha vivência como mãe e avó. É um pouco da minha ancestralidade em forma de comida, feita com memória, amor e cuidado. A comida afetiva tem esse poder de tocar o coração e contar histórias”, destaca a chef Ruth, idealizadora do Raízes Gastronômicas, que há anos valoriza a cultura alimentar tradicional do Brasil central.
O lançamento integrou a programação do Carbon Free Summit 2025, onde o chef Vini Rojo palestrou sobre "Um Novo Olhar para a Alimentação Sustentável", reforçando o compromisso da Go Mama com práticas conscientes, respeito aos territórios e protagonismo feminino na gastronomia.
Mesmo após o lançamento, a chef Ruth permanece em São Paulo para participar de capacitações voltadas à gastronomia para eventos de grande porte, fortalecendo ainda mais sua atuação no cenário nacional e ampliando sua rede de impacto e aprendizado.
Foto: Rojo - Carbon Free SummitChef Ruth
Nascida em Porto Franco (MA) e criada na região do Bico do Papagaio (TO), Ruth Almeida é filha dos trabalhadores rurais que formavam uma família de nove irmãos. Foi quebradeira de coco, doméstica, cuidadora de crianças, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis. Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Olivier Anquier, como uma “cozinha de amor”.
De lá pra cá, foi consagrada com diversos prêmios na área de gastronomia, como o título de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins, pelo Prêmio Dolmã 2018, considerado o Oscar da gastronomia brasileira; representante da região Norte na 2ª edição do “Fórum Turistc Brasil”, um dos mais consagrados eventos de turismo da América Latina; homenageada no projeto Cozinhas Brasileiras, do restaurante Arpoador (RJ), e participante do festival Fartura Brasil há três anos. Atualmente, a chef organiza viagens de experiências gastronômicas em aldeias indígenas pelo Brasil, trabalha como consultora em gastronomia por meio de palestras e oficinas sobre gastronomia regional, culinária afetiva, comida brasileira, empreendedorismo e empoderamento feminino.