Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Lototins

Foto: Divulgação Lototins

Representantes da Federação das Apaes do Estado do Tocantins (FEAPAES-TO) reuniram-se com o CEO da Lototins, Eduardo Paiva. Na pauta, a contribuição que o empreendimento destinará às entidades do Estado. Paiva apresentou detalhes do projeto da loteria tocantinense e ouviu da presidente e fundadora da federação, Marciane Machado Silva, como é a organização, funcionamento e atendimento das entidades no Tocantins.

Conforme o artigo 2 da Lei  4.136/2023, que regulamenta a atuação da Lototins, as APAEs receberão 5% do valor arrecadado. Outros 10% para implementação e aperfeiçoamento de ações e serviços contemplados ao esporte; e 10% para ações voltadas ao tratamento de câncer. “Ficamos muito felizes com a aprovação da lei [da Lototins]. Esses recursos previstos com o sucesso da Lototins vão nos ajudar muito a manter e melhorar o atendimento. Tem muitas APAEs que precisam desse apoio pois desenvolvemos muitos projetos”, disse a presidente da entidade, que reúne atualmente 42 Apaes espalhadas pelos municípios tocantinenses – outras 12 estão em fase de implantação. No total, cerca de 6 mil pessoas com algum tipo de deficiência são atendidas atualmente. Também participou do encontro nesta quarta-feira, dia 6, o procurador jurídico da FEAPAEs-TO, Aparício José da Silva Ramos Varanda.

Causa nobre

Eduardo Paiva contou que visitou recentemente a Apae de Palmas e nos próximos programou visitas a Araguaína, no norte do Estado. “Em Palmas, nesta visita, fiquei encantado com o trabalho que vi. Realmente, um atendimento esplêndido, um serviço de excelência que merece todo o apoio. E nós da Lototins estamos muito felizes em contribuir com essa causa tão nobre”, destacou.

Na reunião, primeira de outras que serão realizadas, ele fez questão de reforçar a questão da segurança da loteria, que é legal, regularizada e auditada pela Secretaria da Fazenda do Estado. “Por ser genuinamente tocantinense, a Lototins garante que a sua arrecadação fique no Tocantins. A Lototins traz esse sentimento de pertencimento. Além da aposta, quem participa contribui com o social, esporte, saúde, entre outros segmentos da sociedade. O "Joga pra cá" da nossa campanha de lançamento sintetiza bem isso. O retorno é para o próprio Estado". 

Com a Sefaz

O próximo passo das tratativas prevê encontro dos membros das APAEs com a Lototins e integrantes da Sefaz, órgão regulador do empreendimento no Estado. “É importante aprofundarmos a discussão de como podemos colaborar da melhor forma com as APAEs. E as associações se organizarem entre si, com a credibilidade que têm, para otimizar os recursos”, finalizou Paiva.

Apaes no Tocantins

As APAEs são entidades filantrópicas sem fins lucrativos e têm parcerias com o  poder público estadual e alguns casos municipais. Elas têm como base de arrecadação projetos específicos, convênios e doações.

No Tocantins, o atendimento é feito nas áreas de saúde, educação e assistência social. As associações mantêm, por exemplo, escolas especializadas, clínicas, centro de reabilitação e equipe multidisciplinar.