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Veículos

Foto: Mateus Dias/Sérgio Dias

A linha Honda City Sedan disputa um espaço competitivo no segmento dos sedãs compactos, enfrentando modelos como Fiat Cronos, Hyundai HB20S, Volkswagen Virtus e o líder Chevrolet Onix Plus. A linha 2025 conta com mudanças visuais, mais equipamentos de segurança e conectividade, reforçando seu posicionamento no mercado.

Minha avaliação teve início na capital paulista, com deslocamentos urbanos que reproduziram o uso diário do veículo, seguidos por um percurso rodoviário que passou por cidades como São Roque, Alumínio e Sorocaba. O objetivo foi compreender como o City Sedan 2025 se comporta em diferentes condições de uso e qual o impacto das atualizações introduzidas.

A linha 2025 é formada por quatro versões. A de entrada LX, com preço a partir de R$ 117.500,00, traz câmbio CVT, multimídia de 8’’ com interface para smartphones, câmera de ré multivisão, porta-malas de 519 litros e chave com função Smart Entry. A EX, a partir de R$ 135.000,00, adiciona pacote Honda SENSING, freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold, ar-condicionado com saídas para os ocupantes traseiros e chave com função Smart Entry.

Na EXL, disponível a partir de R$ 142.300,00, há myHonda Connect, Honda LaneWatch para redução de ponto cego, bancos em couro e painel digital TFT de 7” de alta resolução. A Touring, topo de linha, parte de R$ 150.800,00 e agrega myHonda Connect, multimídia 8” com interface sem fio para smartphones, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além do LaneWatch.

No design o modelo conta com novos para-choque, grade e acabamento cromado superior na dianteira. A traseira tem para-choque redesenhado com elementos refletivos horizontais, e todas as versões receberam novas rodas de liga leve – aro 15” na LX e aro 16” nas demais. As alterações reforçam a diferenciação em relação à versão hatchback.

O motor permanece o quatro-cilindros 1,5 litro flex, com cabeçote, bloco e cárter de alumínio, injeção direta, sistema i-VTEC e VTC, entregando 126 cavalos a 6.200 rpm e torque máximo de 15,8 kgfm com etanol. A transmissão CVT oferece os sistemas Step-shift, que simula trocas de marcha, e EDDB, que aplica freio-motor em declives.

Durante o trajeto urbano, o câmbio CVT e a direção elétrica proporcionaram respostas adequadas, mantendo condução estável mesmo em tráfego intenso. O sistema de suspensão, que absorve com precisão irregularidades, foi um dos destaques, especialmente em vias esburacadas. O isolamento acústico contribuiu para manter conforto interno.

Na estrada, o conjunto manteve desempenho equilibrado, com retomadas adequadas e estabilidade em curvas. O Step-shift torna a condução mais próxima da sensação de um câmbio convencional, enquanto o EDDB mostrou eficiência em trechos de descida.

O pacote de segurança é amplo. Todas as versões contam com seis airbags, e o Honda SENSING agora está presente também nas EX e EXL, com função Low Speed Follow incorporada ao controle de cruzeiro adaptativo. As versões EXL e Touring incluem o LaneWatch, e a plataforma myHonda Connect oferece recursos de conectividade e monitoramento remoto.

O freio de estacionamento eletrônico, presente a partir da EX, exigiu redesenho do console central, que passou a incorporar carregador sem fio para smartphones nas versões EX, EXL e Touring. Essas versões também contam com portas USB tipo C para o banco traseiro.

A central multimídia, agora com melhor definição e interface redesenhada, está presente em toda a gama, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio nas versões EX, EXL e Touring. A câmera de ré com múltiplos ângulos é item de série desde a LX.

Na avaliação rodoviária, o porta-malas de 519 litros se mostrou adequado para viagens, e o ar-condicionado com saídas para a traseira, presente a partir da EX, garantiu melhor distribuição de temperatura para todos os ocupantes.

O City Sedan 2025 mantém cores como Branco Tafetá Sólido, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico, Cinza Basalto Metálico, Azul Cósmico Metálico e Branco Topázio Perolizado, ampliando opções de personalização.

Ao final da avaliação, três aspectos positivos se destacaram: o sistema de suspensão, que oferece conforto e precisão; a eficiência do câmbio CVT com os sistemas Step-shift e EDDB; e o pacote de conectividade e segurança nas versões superiores. Como ponto a ser melhorado, a ausência de uma opção com motorização turbo limita a competitividade frente a rivais que oferecem maior desempenho.

Notas Rápidas

Sumitomo Rubber do Brasil divulga relatório com ações de 2024

A indústria automotiva vem observando uma transformação significativa nas práticas corporativas voltadas à responsabilidade socioambiental. A Sumitomo Rubber do Brasil (SRB), detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo, apresentou no CSR Report 2025 os resultados alcançados em 2024, consolidando ações nos pilares ESG e evidenciando seu papel estratégico na América do Sul.

Localizada em Fazenda Rio Grande (PR), a unidade fabril da empresa opera com capacidade produtiva de 25 mil pneus por dia e demonstrou em seu relatório avanços em governança, ecologia, inovação, bem-estar e integridade, seguindo os princípios da metodologia GENKI. Em mensagem institucional, o presidente da SRB, Hisaya Kamohara, destaca: “Uma empresa só encontra seu verdadeiro rumo quando compreende com clareza a sua razão de existir […] é por isso que a Nossa Filosofia é vivida de forma tão intensa: ela nos guia, inspira e fortalece nosso caminho”.

McKinsey projeta 30% de veículos elétricos no Brasil até 2035

A mobilidade elétrica no Brasil está prestes a dar um salto significativo. Um estudo da consultoria McKinsey & Company revela que 30% dos veículos vendidos no país em 2035 serão totalmente elétricos. A projeção será apresentada com exclusividade no C-MOVE São Paulo – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, que ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo, em paralelo ao E-MOB – Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes.

Segundo Daniele Nadalin, sócio associado da McKinsey e responsável pelo Centro da Mobilidade Futura da consultoria na América Latina, o cenário aponta para uma transformação já em curso. “As barreiras à eletrificação estão caindo. Há um ambiente favorável, tanto do ponto de vista regulatório quanto tecnológico, e uma abertura maior do consumidor”, afirma o executivo. De acordo com o estudo, 44% dos brasileiros pretendem adquirir um veículo híbrido ou elétrico no futuro próximo.

YANMAR amplia produção e centraliza operações em nova unidade

A YANMAR, multinacional japonesa especializada em soluções compactas para os setores agrícola, construção civil, motores industriais, marítimos e sistemas de energia, anunciou a construção de uma nova fábrica no Distrito Industrial de Indaiatuba (SP). O investimento de R$ 280 milhões será realizado em etapas até 2030, com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva, integrar operações e modernizar processos.

Segundo Wagner Santaniello, gerente de Inovação e Marketing da YANMAR South America, a nova planta será essencial para superar desafios logísticos e operacionais enfrentados atualmente. “Hoje enfrentamos desafios de espaço, estoque e logística de peças, além de buscarmos constantemente melhorias na segurança operacional. Esta nova fábrica será fundamental para superarmos esses obstáculos e atendermos a demanda do mercado”, afirma.

Geely EX5 estreia no Brasil com versões e preços definidos

A Geely Auto oficializou sua entrada no mercado brasileiro com o lançamento do EX5, SUV elétrico que marca o início das operações da marca no país. O modelo é o primeiro veículo global da montadora chinesa e parte da estratégia internacional de veículos de nova energia (NEV), homologado para mais de 90 países. A chegada do EX5 ao Brasil foi precedida por uma campanha de pré-venda e exposição em 22 shoppings, e será acompanhada pela inauguração de oito das 23 concessionárias previstas até o fim de 2025.

Disponível em duas versões, o EX5 Pro e o EX5 Max, o SUV tem preços de R$ 205.800 e R$ 225.800, respectivamente. Ambas as configurações trazem motorização elétrica, painel digital, sistema de som, conectividade 4G e visão 360 graus. A versão Max adiciona teto solar panorâmico, sistema de som com 16 alto-falantes, head-up display e 13 sistemas de assistência ao condutor (ADAS).

Volvo CE celebra 50 anos de produção industrial em Pederneiras

A fábrica da Volvo Construction Equipment (Volvo CE) em Pederneiras, interior de São Paulo, completa 50 anos de operação em 2025. A unidade, que começou suas atividades em 1975 sob a marca Clark, tornou-se uma referência global em produção de equipamentos de construção. Com quase 100 mil máquinas fabricadas ao longo de cinco décadas, a planta se destaca pela eficiência industrial, vocação exportadora e compromisso com a sustentabilidade.

Integrante do sistema global de produção da Volvo CE, a fábrica atende toda a América Latina e exporta para mercados exigentes como Estados Unidos, Europa e Ásia. Atualmente, são produzidos carregadeiras, escavadeiras, compactadores e caminhões articulados. “Ao longo destes anos, testemunhamos uma revolução em nosso segmento. Quando começamos, as máquinas já eram muito robustas. Hoje, o mercado demanda equipamentos de alta tecnologia embarcada, com foco na produtividade, disponibilidade, conectividade e segurança”, afirma Wladimir Garcia, head de operações industriais da Volvo CE em Pederneiras.