O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, fez apelo na tribuna da Assembleia Legislativa (Aleto) nesta quinta-feira, 9, para que os deputados retirem o nome do seu pai, o ex-governador Siqueira Campos (in memoriam), do Palácio Araguaia e da ponte que liga a capital a Luzimangues. O anseio do gestor aconteceu durante sessão solene em homenagem ao Dia dos Nordestinos.
Segundo Eduardo, seu pai o aconselhou a não transigir com os nomes Palmas, Praça dos Girassóis e Palácio Araguaia. "Eu sei, se houver esta conexão, o imagino (Siqueira) nos braços do senhor junto com o meu filho (Gabriel), que ele se pudesse dizer alguma coisa, repetiria o que disse a mim: não era o desejo dele", declarou o prefeito.
Eduardo Siqueira reforçou o pedido. "Quem sou eu para contrariar vossas excelências, um ex-integrante desta Casa, mas lhes pediria, se puderem, se couber no coração: retirem o honroso gesto de vossas excelências de colocar o nome dele, para que o Palácio Araguaia volte e continue a ser o Palácio Araguaia", complementou.
A alteração do nome para homenagear Siqueira foi possível através da lei nº 4.201, fruto de PL apresentado pelo presidente da Aleto, Amélio Cayres, sancionada em julho de 2023 pelo então governador Wanderlei Barbosa.
Ponte que liga Palmas a Luzimangues
O prefeito Eduardo Siqueira Campos ainda pediu que os parlamentares se sensibilizem pela retirada do nome de seu pai da ponte que liga Palmas a Luzimagues. "Meu pai um dia disse para mim: olha, não me deixe virar nome de ponte!", contou.
Eduardo propõe que a Assembleia retire o nome do seu pai e coloque o do ex-governador Moisés Avelino, o segundo a comandar o Estado e quem fez o asfalto ligando Palmas a Paraíso."Fico pensando que ele passou quatro anos (o Avelino), foi eleito deputado federal comigo, o vi prefeito de Paraíso, e eu gostaria muito que o doutor Moisés, quando partir - e espero que tenha muitos anos de vida, embora saiba do seu estado de saúde -, que ele recebesse em vida o que meu pai recebeu: a sanção de uma Lei homenageando com a avenida que ele sonhou tanto com ela", declarou.
A lei n° 4.392 foi sancionada por Wanderlei Barbosa em maio de 2024, denominando a ponte sobre o lago de Palmas de Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos.
Obra de Milhares
Eduardo Siqueira disse da tribuna da Aleto que o Tocantins é obra de milhares. "Não penso e nem fico feliz em dizer que vejo o nome Siqueira Campos espalhado por todos os lados, não. O Tocantins é obra de milhares e de muitos anos", complementou.
Leia também: Prefeito de Palmas sanciona lei que renomeia a Teotônio para Avenida Siqueira Campos.
Siqueira Campos
José Wilson Siqueira Campos, falecido no dia 4 de julho de 2023, em Palmas, foi a figura mais importante na criação do Tocantins. Governou por quatro mandatos (1989-1991, 1995-1998, 1999-2003 e 2011-2014) o Estado e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento local, deixando um legado de realizações e contribuições significativas.